De acordo com dados da Nielsen, divulgados pela Brasil Kirin, as cervejas especiais apresentam o maior índice de crescimento na categoria. Enquanto as cervejas normais (mainstream) registram volume estável de 2009 a 2013, variando de 76,9% de share a 76,6%, respectivamente, as versões premium cresceram 3,5% no mesmo período, subindo de 7% para 10,5% de share em volume no mercado cervejeiro. O mesmo levantamento aponta ainda uma queda das cervejas mais populares (discount), que registram queda no share de 16,1% para 12,9%. O dado mostra uma tendência de consumo por produtos de maior margem.
Cervejas Especiais 21/09/2023
A tendência de consumo por produtos de maior valor agregado, a rentabilidade que oferece ao canal e o público que atrai à loja são alguns dos pontos que evidenciam e colocam num patamar de extremo destaque a categoria de cervejas especiais. Agora, é hora de aproveitar todas essas informações.
A cerveja especial, além de rentabilizar mais do que a cerveja pielsen, traz uma ligação muito forte com consumo de alimentos, segundo especialistas do setor. A beersommelier e gerente de produto do Mambo, Kelli Roberta Silva, explicou qual é a importância da venda dessa categoria.
As recentes mudanças de hábito do consumidor tem impactado diversas categorias de produtos no mercado brasileiro. Uma das mais contempladas positivamente é a de Cervejas Especiais, que surge com itens buscados cada vez mais pelos admiradores de cervejas, contribuindo com gratificantes resultados.
Há pouco tempo, era comum dizer que “cerveja é tudo igual, principal- mente depois da terceira, basta estar gelada”. O mercado se desenvolveu, ganhou segmentações e hoje conta com diversos rótulos. Hoje, o mercado Premium se divide, em três principais famílias: Lager, Ale e Lambic.
A TV Giro News visitou a loja do Zaffari em São Paulo e analisou o trabalho desenvolvido pela varejista na categoria de cervejas especiais. O maior destaque, certamente, é a quantidade de rótulos de cervejas especiais. Em um corredor inteiro, o Zaffari trabalha com 68 rótulos nacionais e 121 importadas.
Definir estrategicamente o posicionamento das cervejas no pdv, a ambientação mais adequada e o mix ideal são fatores fundamentais. Esses são os pontos chaves trabalha- dos pelo Walmart para rentabilizar a categoria. Segundo a diretora de bebidas, Dilane Galvão Montenegro, a rede realiza uma série de análises que englobam fatores essenciais para um bom resultado no pdv.
O mix de cervejas especiais da rede Mambo, de São Paulo, é composto por 210 rótulos. A quantidade é maior do que os demais varejistas que, em média, trabalham com 150 rótulos. A empresa assumiu o com- promisso de atender a todos os clientes, incluindo os mais exigentes e para isso expões cervejas de todos os países e estilos, com o objetivo de agradar.
Parte dos especialistas no mercado de cervejas especiais afirma que o trabalho das lojas especializadas é muito mais determinante para o crescimento dessa segmentação do que o trabalho desenvolvido pelos supermercados. Porém, o Pão de Açúcar contraria essa tese com resultados.
Parte do mercado que trabalha com cervejas especiais reclama da falta de alguns produtos e da dificuldade de manter o mesmo mix, seja por problema na importação de itens como no abastecimento até mesmo do que é produzido no Brasil. Para lidar com essa questão, não há se- gredo e a palavra chave é planeja- mento. É necessário entender que o processo produtivo de uma cerveja especial é muito mais lento.
Se em diversas categorias o shop- per não gasta muito tempo no ponto de venda lendo os rótulos dos produtos que compra, essa não é uma realidade quando o assunto são as cervejas especiais. O consumidor é exigente em todos os aspectos e, antes de comprar um item, vai justamente buscar na embalagem as informações que devem nortear sua compra.
Trabalhar a ambientação e comunicação dos produtos no pdv é essencial em qualquer loja de varejo. “Os shoppers hoje têm menos tempo e querem ir direto ao ponto, então deve-se comunicar somente o necessário para a tomada de decisão de compra. Informações rápidas como com que prato aquela cerveja com- bina”, explica Katia Belo, arquiteta especialista em comunicação estratégica de varejo.
Aquele estereotipo do bebedor de cerveja, barrigudinho, expansivo, gritalhão, que se orgulham de sua capacidade de esvaziar dezenas de copos e principalmente de sua duvidosa competência de se manter sóbrio, não se encaixa no perfil do shopper de cervejas especiais.
As cervejas especiais têm investido cada vez mais em inovação das embalagens e o motivo é muito simples: a concorrência está mais acirrada a cada ano. Em um corredor com diversos produtos do mesmo segmento, é preciso chamar a atenção.
A Brasil Kirin é a maior fabricante brasileira de cervejas especiais, produzindo marcas tradicionais, como Eisenbahn e Baden Baden, além de algumas versões premium da marca Devassa. Por isso, a em- presa investe pesado na categoria com produtos que vão de encontro às expectativas e necessidades do shopper e ações no pdv para atrair novos consumidores e impulsionar a comercialização das bebidas.
A harmonização tem um papel fundamental no crescimento das cervejas especiais. É através dela que os canais de vendas conseguirão passar com clareza as diferenças em relação às cervejas normais. O tema já é abordado em cursos pro- movidos por players da categoria; é utilizado como estratégia de comunicação em algumas lojas, além de ser muito explorado por beer sommeliers, que conseguem indicar opções de cerveja específicas para cada ocasião de consumo.
Com teores alcoólicos que variam de 8,4 até 30,5%, a linha de cervejas especiais Eisenbahn é formada por 15 rótulos bem diversificados. A Pale Ale, típica ale belga e a alemã Kölsch, por exemplo, apesar de diferentes em corpo e sabor, harmonizam perfeitamente com salsichas, costela de porco e alguns queijos.
As cervejas especiais permitem opções muito amplas de harmonização e engana-se quem acha que só é possível explorar pratos muito sofisticados por se tratar de um pro- duto com alto valor agregado. Nessa matéria você vai conferir diversas dicas de combinação das cervejas especiais da marca Baden Baden.
A expansão de bares especializados tem sido fundamental para o au- mento do consumo das cervejas especiais no Brasil. E a variedade de tipos e rótulos é o que mais atrai o público a esses estabelecimentos. Prova disso é o bar Frangó, localizado no Largo da Matriz de Ns. do Ó, na capital paulista.
Atender o consumidor de cervejas especiais exige cuidado e muita compreensão. O varejista ou ponto de dose precisa entender o perfil desse cliente, que, além de consumir um produto mais caro, também quer uma qualidade maior no atendimento e nos serviços prestados. Conheça o case do Melograno, de São Paulo.