Pratos Prontos 28/02/2024
Diversos fatores influenciam no crescimento da categoria. Conve- niência e praticidade são palavras de ordem no varejo, resultado do novo contexto social. A vida mais atarefada e o número crescente de pessoas que moram sozinhas, por exemplo, impactam diretamente na mudança de hábitos.
Altas Taxas de Crescimento
Apesar dos desafios, e muito espaço para crescer, os pratos prontos têm entrado cada vez mais no cotidiano dos brasileiros, principalmente nos grandes centros urbanos, onde a
demanda por praticidade só ganha importância. Um estudo da Euromonitor aponta que este mercado alcance R$ 16 bilhões, e, até 2025, deve crescer mais 27%
De maneira geral, todas as indústrias entrevistadas nessa edição temática reforçaram o autosserviço alimentar como o principal canal de venda para estes produtos, incluindo supermercados, hipermercados, cash & carry e lojas de conveniência. Porém, um canal em especial tem se destacado
O Desafio da Exposição
O segmento mais maduro dentro deste mercado é o de produtos congelados. Porém, apesar de seu protagonismo, é justamente o que representa maior desafio para um bom trabalho de exposição no pdv. Estes desafios, bem como oportunidades, acompanham os itens refrigerados. Confira!
A marca, que trabalha com produtos refrigerados, tem investido para reforçar seu mix de produtos e aproveitar todo o ambiente favorável para o mercado.
No Hirota, que vem investindo na expansão de seu modelo de proxi- midade, os pratos prontos, ao lado de bebidas e frios, já representam 50% das vendas.
O Gelado que Dá Certo
Os produtos congelados estão entre os destaques da categoria de pratos prontos, impulsionados pela busca por praticidade no preparo de ali- mentos. Na visão da indústria, ainda há um largo espaço de crescimento para o segmento, que pode ser potencializado por uma nova forma de trabalho no ponto de venda.
Desde alimentos que precisam de um rápido aquecimento até aqueles para consumo imediato. Estes são os protagonistas dos chamados "produtos refrigerados" dentro da categoria de pratos prontos. Muitos consideram os alimentos refrige- rados como "a categoria do futuro", diante de uma tendência de produtos saudáveis
A oferta ganhou um novo patamar também com pratos prontos que não precisam de refrigeração. Para a indústria, o primeiro desafio foi inovar no processo de produção. A estratégia das empresas tem sido gerar experimentação e se atentar às mudanças de comportamento dos shoppers, impactados por diferentes cenários.