A flexibilidade dos produtos refrigerados
Novos Hábitos Puxam Categoria
Desde alimentos que precisam de um rápido aquecimento até aqueles para consumo imediato. Estes são os protagonistas dos chamados "produtos refrigerados" dentro da categoria de pratos prontos. "O mercado de pratos prontos refrigerados é ainda muito pequeno, quando comparado com o mercado de congelados, mas existem grandes oportunidades de crescimento, devido aos novos hábitos de consumo", analisa a Diretora de Marketing & Inovação da Sodebo, Anne-Charlotte Gouraud. Segundo ela, alimentos refrigerados são "a categoria do futuro", diante de uma tendência puxada pela demanda de produtos saudáveis. Já para Sylvie Truong, diretora de Marketing & R&D da Norac Foods, a categoria de Grab and Bo (Pegue e Vá) já supera volumes do período pré-pandemia, crescendo 2 dígitos se comparado com o último ano. "É uma categoria relativamente nova no Brasil, que está em rápido desenvolvimento e que atende às altas expectativas do consumidor em termos de praticidade, rapidez e prazer."
Destaques em Vendas
Lançada no mercado brasileiro em 2015, a PastaBox é o carro-chefe da Sodebo. Trata-se de uma caixinha com massa e molho frescos, de fabricação própria, que fica pronta em 2 minutos no micro-ondas, afirma a marca. "Em setembro, teremos também um lançamento na categoria de massas frescas para ampliar o nosso portfólio", antecipa Anne-Charlotte. Na Norac, os lanches e as saladas são os produtos mais vendidos, com conceito mainstream e bases de frango, salame ou peito de peru. "Algumas receitas vegetarianas também estão começando a entrar do jogo", destaca Sylvie. Para as executivas, as embalagens são estratégicas para a atratividade dos shoppers. "O sabor e o visual do produto, devido à transparência da embalagem, são os critérios mais importantes na compra", complementa a diretora da Norac.
Tendências e Desafios
Na visão de Anne-Charlotte, o canal que está puxando a categoria de pratos prontos é o de lojas de conveniência e express, nas quais o fluxo de pessoas é mais rápido e a busca por produtos práticos e prontos se torna majoritária. "Podemos ver esse movimento onde os varejos começaram a investir nesse formato, como Oxxo, Local Americanas, Minuto Pão de Açúcar e Carrefour Express." Além de oferecer produtos de alto valor agregado, outro desafio é a realização de um trabalho didático, para divulgar os benefícios dos produtos para os consumidores. "Para ajudar a jornada dos shoppers, ainda tem um trabalho de exposição importante a fazer", afirma Sylvie. Com expectativas de crescimento de dois dígitos para a categoria nos próximos anos, as indústrias pretendem acompanhar e contribuir para esse avanço. "A Sodebo tem um crescimento forte de dois dígitos via uma estratégia de expansão da distribuição, mas também através da fidelização e o recrutamento de novos consumidores", finaliza Anne-Charlotte.
15/08/2022