Pular para o conteúdo
Imagem: Porto Bank lança benefícios gastronômicos para seus usuários

O Porto Bank anuncia o lançamento do 'Gastronomia Porto Bank', um programa de benefícios em restaurantes voltado aos consumidores de todos os seus cartões de crédito. Na iniciativa, o público que utiliza o Cartão Porto Bank tem acesso a até 15% de desconto e a amenidades, como entrada ou sobremesa, conforme as condições definidas por cada um dos 30 restaurantes participantes das regiões de Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ). As vantagens são válidas mediante consumo e de acordo com as regras do programa.

30/01/26

Imagem: Hotel Rosewood São Paulo lança seu próprio vinho tinto para celebrar diversidade brasileira

Sob o rótulo 'Muvuca', o novo vinho tinto exclusivo do hotel Rosewood São Paulo chega para compor a carta de vinhos do local. O produto nasceu de um processo coletivo que envolveu diferentes setores do hotel: gastronomia, marketing e impacto social. Produzido em parceria com a vinícola Casa Tés, do interior de São Paulo, o novo vinho foi criado para celebrar a diversidade brasileira em sua essência no nome e no perfil sensorial. Para compor o Muvuca, foram selecionadas três uvas tintas: Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon e Syrah, colhidas em safras distintas e maturadas em barricas diferentes para ampliar a sua complexidade e sabor, aponta o hotel.

29/01/26

Imagem: Fábrica de Chefs chega com 1ª edição em São Paulo

Depois de três edições em Vitória (ES), o evento gastronômico 'Fábrica de Chefs' chega com sua primeira edição em São Paulo, trazendo palestras e workshops com chefs brasileiros e internacionais, além de receitas, dicas de carreira, marketing gastronômico e precificação dos pratos. A programação também apresenta discussões de temas relacionados ao mundo dos restaurantes pela perspectiva de negócios e da criatividade. O evento acontecerá no dia 25 de maio no Suhai Music Hall, na região sul da cidade.

30/01/26

Imagem: Prefeitura de Viana (ES) anuncia vagas em cursos gratuitos de culinária

A Prefeitura do município de Viana, no Espírito Santo, anuncia a abertura de 300 vagas para cursos de qualificação nas áreas de culinária, estética e serviços. Entre os cursos voltados para a área de gastronomia estão Bolos e suas Variações, Comida de Boteco e Tortas Doces e Salgadas. As aulas serão realizadas nos turnos da manhã, tarde e noite das terças, quartas e quintas, entre 3 de março e 14 de maio, em três locais distintos na cidade. As inscrições já podem ser feitas nos links do site oficial da prefeitura até o dia 12 de fevereiro. Para participar dos cursos, os candidatos devem ter ensino fundamental completo e ser maior de 16 anos.

28/01/26

Imagem: Restaurante Casa do Sol apresenta alta gastronomia e estrutura para eventos em BH

Desde a sua inauguração em novembro, no bairro Belvedere, o restaurante Casa do Sol se tornou loja âncora da marca no Botânico Shopping, em Belo Horizonte (MG). O local apresenta uma curadoria de alta gastronomia no cardápio e uma proposta que une pratos saudáveis em um ambiente que integra parque indoor, parque outdoor, escola de artes e moda infantil. Esta é a sexta unidade da marca na cidade, sendo a maior operação do empreendimento, ocupando uma área de 1.000 m². Por conta disso, a unidade possui uma atuação no setor de eventos, realizando mais de 1.000 festas por ano. O restaurante oferece almoço executivo e refeições à la carte no período da noite. Com a assinatura do chef Tales Gomes, o menu apresenta opções como salmão, tilápia, cortes nobres de filé e peito de frango, focando em ingredientes frescos e técnicas de alta gastronomia.

28/01/26

Imagem: Nobu Hotel Chicago aposta em alta gastronomia e bar de luxo para atrair turistas

Localizado no bairro West Loop, em Chicago, o Nobu Hotel busca se posicionar como um ponto de alta gastronomia com foco na culinária japonesa contemporânea, reforçando o conceito de ir além da hospedagem. O restaurante do local é focado em comida japonesa, que combina técnica e qualidade de produto, disponível tanto para moradores locais quanto visitantes. A estrutura do hotel segue a cultura japonesa e oferece aos hóspedes prioridade neste restaurante e no Rooftop, onde tem um bar de luxo com menu de comida japonesa, além do serviço de in-room dining, que oferece os pratos emblemáticos nos quartos. Além disso, o hotel está em uma região com um alto ritmo gastronômico. Esse contexto movimenta ainda mais a cena gastronômica da região, ampliando o impacto para além do hotel, reforçando seu objetivo de ser um ponto gastronômico.

27/01/26

Imagem: Festival Gastronômico em Cotia (SP) reúne mais de 30 restaurantes com descontos

Do dia 20 de janeiro até 15 de fevereiro, moradores e visitantes de Cotia (SP) poderão aproveitar o 1º Festival Gastronômico da cidade. Promovido pela Secretaria de Turismo, o festival reúne mais de 30 restaurantes e oferece 20% de desconto em menus completos. O público poderá saborear cardápios que incluem culinária brasileira, japonesa, francesa, italiana, entre outras. Este menu variado será apresentado pelos estabelecimentos participantes espalhados em diferentes regiões da cidade, refletindo a pluralidade local.

21/01/26

Imagem: Turismo internacional deve atrair 10 milhões de visitantes, impulsionando bares e restaurantes

Com o fluxo de visitantes estrangeiros em um patamar histórico, o setor de alimentação fora do lar inicia 2026 com projeções positivas para movimento, faturamento e valorização da gastronomia brasileira como experiência turística. Além dos resultados positivos de 2025, onde 9 milhões de estrangeiros visitaram o Brasil, o faturamento também registrou alta significativa. Esse desempenho reposiciona o Brasil no radar global e impacta diretamente bares e restaurantes, com maior fluxo, ticket médio elevado e demanda crescente. O turista estrangeiro busca sabores locais, pratos típicos, ingredientes brasileiros, chefs, feiras e mercados públicos e, com isso, a Embratur projeta que o Brasil alcance um novo recorde de 10 milhões de turistas internacionais em 2026.

21/01/26

Imagem: Patties promove campanha para celebrar aniversário de SP com restaurantes e bares

Para comemorar o aniversário da cidade de São Paulo, o Patties apresenta a ação 'Lendas Paulistanas', em homenagem aos restaurantes que moldaram a identidade gastronômica da capital paulista. O projeto se inicia com o lançamento do Sanduíche Bar do Mané, criação desenvolvida ao lado da Ceratti e do tradicional Bar do Mané. Clássica no Mercado Municipal desde 1933, a receita ganha uma releitura e estará disponível de 15 a 21 de janeiro em todas as unidades físicas do Patties e no delivery, exceto na loja do Aeroporto de Guarulhos.

19/01/26

Imagem: 5 dicas para tornar o marketing um diferencial competitivo em 2026, segundo a Apubra

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest, divulgada em março de 2025, o marketing é considerado relevante para 88% das empresas brasileiras, sendo que 78% dos profissionais do segmento perceberam crescimento na importância da área nos últimos anos. No setor gastronômico, não poderia ser diferente, a ferramenta tornou-se parte central da estratégia de negócios. Com isso, a Associação das Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra) apresenta 5 dicas práticas que vão ajudar as empresas a transformar o marketing gastronômico em diferencial competitivo.

15/01/26