Pular para o conteúdo
Imagem em destaque

Os investimentos do varejo em robotização

Atendimento Automatizado

Com o lançamento do robô "Ben", a rede Dalben entra num movimento de automatização do atendimento no varejo, que já tem sido trabalhado por diferentes empresas dos canais alimentar e farma. Os anúncios mais recentes foram da Drogaria Soares; que começou a operar, em São Paulo (SP), um robô que seleciona os medicamentos e os entrega no balcão da farmácia em até 30 segundos; do Hirota, que estreou o robô "Shyko" com funções de atendimento e operação, também na capital paulista; e do próprio Dalben, que usou o robô "Tokinomo" para promover a campanha "Arraiá Chique no Último", no interior do estado. Além disso, o Enxuto Supermercados, que atua no interior de São Paulo, lançou, em 2021, um serviço de entrega de compras realizada por um carrinho robô em condomínios.

Projeções de Expansão
No Enxuto, o novo modelo já começou a gerar resultados. "O aumento do tíquete médio foi de 30% e gerou um engajamento com os moradores, já que muitos tiravam fotos e colocavam em suas redes sociais por conta dessa tecnologia diferenciada", explicou Doane Christina Moda, Diretora de Marketing da rede, em recente entrevista exclusiva ao Jornal Giro News. O Enxuto pretende levar o robô para outros condomínios nos próximos meses. Já no Hirota, a expectativa é que, após a operação piloto, a solução chegue aos 17 supermercados da rede. "Eu acredito que, até 2023, todas as lojas terão o funcionário Shyko trabalhando", antecipou Hélio Freddi Filho, Diretor de Expansão e Comunicação do Hirota.

Robôs nos CDs da Amazon
Além do atendimento, o robô também tem sido implantado na operação interna. É o caso da Amazon, que investiu na tecnologia em seus centros de distribuição nos Estados Unidos. Segundo a empresa, o "Proteus" tem capacidade de pegar itens, colocá-los no chão e movê-los. A varejista também está apostando em outros sistemas automatizados, como um braço robótico que pode levantar e mover pacotes com peso de até 22kg; um robô que entrega caixas aos trabalhadores; e uma tecnologia que reconhece as embalagens dos produtos. Segundo um estudo da Zebra Technologies Corporation, 27% dos operadores de armazéns da América Latina já implementaram algum tipo de robô em sua operação. A projeção é que a adesão atinja 92% nos próximos cinco anos.

13/09/2022

Compartilhar

Notícias em destaque