Pular para o conteúdo
Exclusivo GiroNews
Imagem destaque: Multicanalidade ganha força entre as tendências de consumo em panificação, confeitaria e chocolates
Crédito: Divulgação/ Puratos

Multicanalidade ganha força entre as tendências de consumo em panificação, confeitaria e chocolates

  Há 10 anos, o estudo Taste Tomorrow, realizado pela Puratos, revela as tendências de consumo dos setores de panificação, confeitaria e chocolates. Na última edição, um dos insights observados para 2025 é a crescente atitude multicanal, mostrando que os clientes estão visitando mais canais para fazer suas compras, e isso envolve compras online, vendedores de rua e compras em ambientes próximos. Em entrevista exclusiva para o Jornal Giro News, Vítor Campos, diretor de marketing da Puratos, destaca a importância de as indústrias diversificarem a oferta dos produtos por diferentes canais de venda. “Para mostrar como esse comportamento vem evoluindo, em 2018 o consumidor visitava 1,8 ponto de venda diferentes por semana para a compra de pães. Em 2021, visitava 2,1 PDVs, e vai fechar em 2024 com 2,4 PDVs diferentes visitados por semana. Já em relação às compras on-line, em 2024, 51% dos brasileiros relataram comprar itens de mercearia on-line pelo menos uma vez por mês. Esse número era 22% em 2018 e 42% em 2024”, detalha. O estudo ainda mostrou que 79% dos entrevistados brasileiros acreditam que todas as lojas e restaurantes deveriam oferecer serviços de delivery. 


Principais Tendências

  Dentro da pesquisa, foram identificadas 8 macrotendências, sendo elas: Artesanal, Frescor, Saúde Holística, Sabor & Textura, Conveniência, Transparência, Consumo Consciente e Fígital (a fusão entre o Físico e o Digital). Outra tendência apresentada no Taste Tomorrow e que continua com forte crescimento é a Origem Vegetal. 70% dos brasileiros relataram comprar alimentos de origem vegetal pelo menos uma vez por mês - este número era de 34% em 2018. Segundo a pesquisa, o comportamento não está ligado ao aumento do veganismo ou vegetarianismo, mas com o flexitarianismo, ou pessoas que objetivam reduzir ou consumir esporadicamente proteínas de origem animal. “Atualmente, na Puratos 15% do nosso portfólio de produtos já atende a esta demanda, e até final de 2025 cerca de 38% dos nossos produtos serão de origem 100% vegetal”, ressalta o executivo. 


Busca por Saúde 

  A saúde é uma das tendências mais consolidadas em alimentação e para pães, confeitaria e chocolate não é diferente. 74% dos brasileiros afirmaram escolher certos alimentos e ingredientes com base nos benefícios que oferecem à saúde. “Na Puratos, globalmente temos como objetivo ter pelo menos 50% do nosso portfólio enquadrado como Saúde & Bem-Estar até 2030. Aqui no Brasil, nosso objetivo é atingir esta meta até o final de 2025”, conta Victor Campos. No levantamento, entre os ‘super ingredientes’, que na visão do consumidor são saudáveis e saborosos, estão os: grãos e sementes (88% consideraram saudável; 88% consideraram saboroso), integrais (72% consideraram saudável; 73% consideraram saboroso) e fermentação natural (61% consideraram saudável; 63% consideraram saboroso). A massa madre, conhecida também no Brasil como fermentação natural, tem tido um volume de buscas online (mídias sociais e sites de busca) por “onde comprar pão de fermentação natural”, que cresceu 173% em 2024.


Apostas para 2025

  Além de planejar crescer duplo dígito, a Puratos revela que haverá importantes lançamentos para o próximo ano, como a aposta em massa-madre e também em uma nova categoria para o mercado: Grãos Macios. “Como já vimos nas tendências de ingredientes, os grãos e a massa-madre são dois dos ‘super ingredientes’ em panificação, então juntamos os dois. Os grãos macios consistem em um blend de grãos que são cozidos delicadamente em massa-madre, absorvendo todo o sabor e complexidade, mas mantendo sua estrutura do grão intacta. Este processo também garante aos grãos uma maciez e sabor inigualável, e também podem ser usados em outras aplicações, não somente em panificação”, explica. Para 2025, a companhia também terá soluções específicas para ajudar a indústria a reduzir tanto o teor de gordura, quanto açúcar, além de outros ingredientes. “Nosso portfólio evoluiu junto com as tendências de mercado, e nossa missão como companhia é a de continuar inovando, melhorando a vida das pessoas através de alimentos cada vez melhores”, finaliza. 

20/12/2024

Compartilhar

Escrito por Thalita Sollazzo

Notícias em destaque