Pular para o conteúdo
Imagem destaque: Valor da alimentação fora de casa aumenta em 14 estados
Crédito: Divulgação/ Freepik

Valor da alimentação fora de casa aumenta em 14 estados

  O índice de inflação para o setor de alimentação fora de casa, que abrange principalmente os bares e restaurantes, aumentou 0,33% contrastando com a deflação geral brasileira de -0,02%, que foi registrada como a primeira do ano. É o que mostra o levantamento feito pela Associação Nacional de Restaurantes (ANR). Entre 16 estados, 14 registraram alta nos preços: Distrito Federal (0,66%), São Paulo (0,47%) e Goiás (0,44%) lideraram as maiores variações, enquanto Pará (-0,40%) e Maranhão (-0,23%) foram os únicos que tiveram deflação no período.


Alimentos em Alta

 O café e os doces foram os mais afetados pelos aumentos em agosto, com altas de 1,68% e 0,83%, respectivamente. Indo no sentido contrário, sorvetes (-0,81%) e algumas bebidas alcóolicas (-0,39%) registraram queda nos preços. De acordo com a pesquisa, no período acumulado do ano até agosto, o custo da alimentação fora do domicílio já subiu 3,1%, superando o índice geral da inflação (+2,9%) no mesmo intervalo de tempo. 


 “Estamos enfrentando um desafio complexo de reajustar preços e ao mesmo tempo equilibrar os custos, sempre considerando o impacto nas vendas. A expectativa do setor é de que medidas de estabilização econômica possam aliviar a pressão sobre os custos operacionais nos próximos meses”, revela Fernando Blower, diretor executivo da ANR.

27/09/2024

Compartilhar

Notícias em destaque