Supermercados e restaurantes registram aumento em vendas em agosto
Em agosto, houve alta nas quantidades e valores transacionados em supermercados e restaurantes feitos via cartão benefícios (vale-alimentação e vale-refeição), de acordo com dados calculados pela Alelo, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Consumo no Autosserviço
Entre julho e agosto de 2024, os supermercados registraram uma elevação de 4,4% no número de transações, além de um crescimento de 7,1% no valor total. O gasto médio por transação apresentou um incremento de 2,5% no intervalo. Já na comparação com o mesmo período de 2023, os resultados apurados em agosto indicaram um crescimento de 15,9% no número de transações, em paralelo ao aumento de 29,6% no valor transacionado em supermercados. No acumulado de 2024, as transações cresceram 11,3% em volume e 18,6% em faturamento.
Desempenho em Restaurantes
Na comparação mensal, os restaurantes registraram um incremento de 3,4% no número de transações efetivadas em agosto. Paralelamente, o valor transacionado nesses estabelecimentos avançou 5,7%, enquanto o valor médio por transação foi 2,3%. Ao se comparar o desempenho em agosto de 2023 e o mesmo período de 2024, houve crescimento de 6,9% no número de transações efetivadas, além de uma alta de 22,9% no valor das vendas.