Pular para o conteúdo
Exclusivo GiroNews
Imagem em destaque

Marcas driblaram alta de 29% nos preços de panetones com gramaturas menores

Mudanças na Categoria

O preço do panetone aumentou 29,3% por quilo em 2023, enquanto o valor por unidade teve alta de 3,3%. A inflação foi registrada em todas as regiões brasileiras, com destaque para o Sudeste, onde o valor subiu 36,3% em Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, e 28,8% em São Paulo. As informações, obtidas com exclusividade pelo Jornal Giro News, foram levantadas pela Scanntech, empresa de inteligência de dados para o varejo. A escalada de preços fez a indústria investir em embalagens menores e os supermercadistas ampliarem suas apostas em panetones de marca própria, buscando viabilizar as vendas sazonais. Entre novembro e dezembro de 2022 e o mesmo período de 2023, o tamanho médio das embalagens de panetones diminuiu 20,2% em todo o país. Apesar disso, as vendas aumentaram 5,4% em valor e 2,1% em unidades.

Variedade em Foco

O desempenho positivo também foi observado em redes como Covabra Supermercados e Coop. Com 19 lojas no interior de São Paulo, o Covabra aponta dois fatores como responsáveis pelo crescimento de 12% em quantidade na venda de panetones em 2023, em relação ao ano anterior. São eles: manutenção de preços e variedade de tamanhos e valores. Apesar de a categoria ser comercializada o ano todo na rede, as maiores vendas se concentraram nas semanas anteriores ao Natal e Ano Novo. Para impulsionar a performance da época, a rede ampliou sua produção própria, que tem como destaque o panetone feito com Massa Madre, e teve suas embalagens modernizadas.

Destaque para Marca Própria

A Coop também direcionou seus investimentos à ampliação da fabricação própria. A Central de Panificação da rede, que tem 31 lojas no estado de São Paulo, produziu mais de 288 toneladas de panetone. Para atender à alta demanda, foram contratados 27 auxiliares para reforçar a operação. "Realizamos a venda 259 toneladas dentro do período da sazonalidade", informa a Coop, com exclusividade ao Jornal Giro News. Com embalagens de 1kg e 400g, a linha conta com sabores como frutas, chocolate e floresta negra. "A campanha teve um incremento de 5% no faturamento quando comparado 2022."

Performance por Canal

Segundo a Scanntech, os atacarejos tiveram o maior crescimento no faturamento da venda de panetones, refletindo o maior aumento de preço. O preço por unidade subiu 6,5% nos atacarejos, contra 2,9% em supermercados. Em relação ao tamanho das embalagens, a maior variação foi observada no varejo (-20,4%). No atacarejo, as embalagens tiveram seus tamanhos reduzidos em 17,7%. Neste cenário, a categoria registrou melhor desempenho em atacarejos, onde cresceu 9% em valor e 2,4% em unidades. Nos supermercados, os avanços foram de 5% e 2,1%, respectivamente.

Imagem:chandlervid85 / Freepik

16/01/2024

Compartilhar

Notícias em destaque