Pular para o conteúdo
Imagem em destaque

Varejo dá adeus ao empresário Abilio Diniz, fundador do GPA

Legado para o Varejo

Faleceu neste domingo (18) um dos principais empresários do país, Abilio Diniz, aos87 anos. O executivo, junto do seu pai Valentim Diniz, fundou a primeira loja do Pão de Açúcar, em São Paulo. O negócio, que começou como uma doceria, evoluiu para serviço de buffet de salgados e doces, e depois foi transformado em supermercado. Abílio apostou no modelo de autosserviço, em uma época onde o comum era pedir no balcão para o vendedor pegar as mercadorias desejadas, e assim começou a expansão do Pão de Açúcar. Em 1965, adquiriu a rede Sirva-se. Já em 1999, o Casino obteve participação minoritária na empresa e, em 2005, o grupo francês passou a controlar metade do negócio.

Trajetória
D
esde 2006, oempresário ocupava a presidência do Conselho de Administração da Península Participações, empresa de investimentos da família Diniz. Em 2009, comprou o Ponto Frio e Casas Bahia. Além disso, Abilio foi investidor na BRF e comprou uma fatia de 10% do Carrefour, onde atuou como membro do conselho no Brasil e da operação global. Em 2017, criou junto com sua esposa, Geyze Marchesi Diniz, a plataforma Plenae, um hub de conteúdo dedicado a temas como bem-estar e qualidade de vida.

Homenagens
Em homenagem ao empresário, companhias como Carrefour, GPA e Assaí Atacadista divulgaram notas ao mercado sobre o legado deixado por Abilio Diniz ao varejo."Tivemos a honra de trabalhar lado a lado com o mais respeitado e admirado empresário do varejo brasileiro, que nos incentivou a buscar sermos melhores todos os dias. Ao longo de quase uma década, Abilio empenhou sua visão e habilidade únicas no desenvolvimento e amadurecimento de nossa empresa, e o legado que ele nos deixa é inestimável", destacou o Grupo Carrefour Brasil. A companhia também informou que os c
argos ocupados pelo executivo -Vice-Presidente do Conselho de Administração e Presidente do Comitê de Talentos, Cultura e Integração-ficarão vagos momentaneamente, até deliberação pelo conselho.

OGPA também lamentou a morte do seu fundador, destacando a contribuição que o empresário teve para o varejo brasileiro. "
Sua significativa contribuição para o crescimento e consolidação do varejo brasileiro é inegável, especialmente pela sua história no GPA. Sua liderança e inovações moldaram o setor, impactando positivamente a economia nacional e inspirando gerações. Que sua memória seja honrada e seu legado continue a inspirar o empresariado no Brasil", diz a nota. Já o Assaí destacouos anos em que fez parte do GPA sob a gestão de Abilio. "Operíodo ficou marcado pelas primeiras estruturações do que viria a ser a nossa expansão.Abilio Diniz foi mais que um empreendedor de sucesso e visionário; foi um exemplo de dedicação a diversas empresas, ramos de atuação e ao Brasil como um todo. Seu legado é inestimável, e sua influência positiva será lembrada na história do varejo e do país", reiterou o atacarejo.

19/02/2024

Compartilhar

Notícias em destaque