Pular para o conteúdo
Exclusivo GiroNews
Imagem em destaque

Black Friday: cashback vira fator chave na decisão de compra

Estratégia de Fidelização

"O cashback é um benefício de fácil valor percebido pelo usuário, capaz de mudar sua decisão entre comprar ou não um produto, e entre comprar o produto em uma loja X ou loja Y, a depender das condições de cashback", afirma André Amaral, Diretor de Estratégia no Méliuz, empresa especializada em cupons de desconto e cashback. Em entrevista exclusiva ao Jornal Giro News, o executivo destaca que o mercado de cashback deve continuar ganhando destaque nesta Black Friday, tanto em compras online, quanto offline. Para Rafa Forte, cofundador e presidente da VTEX Brasil, os consumidores estão mais atentos às ofertas e condições especiais da data. "As empresas devem oferecer oportunidades que deem vantagens reais para seus consumidores fiscalizadores e as soluções de cashback podem ser uma estratégia adotada pelas empresas."

Clientes Fidelizados

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), 67% das empresas do varejo digital aumentam sua base de clientes fiéis em 10% com a prática de cashback. "Do ponto de vista do usuário, pesquisas apontam o preço e o benefício do cashback como os principais fatores na tomada de decisão de compra", explica André. Já em relação aos lojistas, as campanhas com reembolso impulsionam a conversão de vendas. "Comprovamos o impacto e a importância do benefício para gerar uma venda, conseguir mais usuários, aumentar o valor que o usuário está disposto a gastar e também ganhar market share no seu segmento", complementa o diretor.

Estratégia Omnicanal
Cerca de 70% dos usuários do Méliuz pretendem comprar exclusivamente no canal online, mas, segundo André, a presença das campanhas de Black Friday do mundo físico tem tido uma adesão cada vez maior de lojistas, marcas e usuários. "No online, tem sido uma tendência já há alguns anos a constante migração do tráfego de usuários do desktop para o mobile, e este movimento deve continuar e se intensificar neste ano. Contudo, o desktop ainda é o canal preferido de muitos usuários, sobretudo para compras de maior valor, pois há a sensação de mais segurança para pesquisar e comprar pelo computador." A Black Friday 2022 também deve ser impulsionada pela adesão de novos shoppers. Dados do Méliuz apontam que 90% dos usuários pretendem realizar compras e, do total, quase 40% comprarão pela primeira vez na data.

23/11/2022

Compartilhar

Notícias em destaque