Pular para o conteúdo
Exclusivo GiroNews
Imagem em destaque

Categoria de sorvetes busca avançar em novos canais

Mercado em Transformação

A diversificação de canais de venda e a aposta em porções menores estão entre as principais tendências identificadas para a categoria de sorvetes no Brasil. "O mercado está num processo muito dinâmico de transformação. Com a pandemia, as novas formas de comercialização aceleraram bastante, como vendas em condomínio, e isso tende a aumentar. O próprio food service está num crescimento forte. E estamos atentos a como podemos participar desses canais, porque a logística da cadeia de congelados é muito sensível", revela, em entrevista exclusiva ao Jornal Giro News, Roque Dalcin, CEO da Perfetto. A presença em diferentes PDVs, inclusive com o avanço no pequeno varejo, busca fomentar o consumo na categoria, que tem enfrentado desafios nos últimos anos.

Consumo Estagnado
Segundo Roque, os sorvetes são afetados pela alta carga tributária e seu consumo per capita está estagnado há algum tempo. Dados da Abis (Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes) apontam que o consumo per capita no país, que era de 5,14 litros/ano em 2017, caiu para 4,98 litros/ano em 2020. "No primeiro momento da pandemia, em meados de 2020, o consumo doméstico aumentou e isso fez com que a gente focasse no atendimento ao autosserviço. 2021 teve crescimento tanto em volume, quanto em valor e, em 2022, o consumo voltou ao normal. Em alguns momentos, há um consumo mais baixo, mas não em função de questões econômicas ou de perfil de consumo, e sim climáticas. No ano passado, tivemos um verão anormal", explica Roque.

Oportunidades em Embalagens
Além da expansão em distribuição, novos formatos de embalagens são outra aposta da categoria. Na Perfetto, esse movimento é observado em produtos que buscam oferecer praticidade no consumo, como os sorvetes monodoses e os multipacks. "A tônica dos lançamentos dessa temporada está voltada para custo-benefício. A gente percebe muita pressão sobre os nossos custos, mas, ao mesmo tempo, já não é possível elevar os preços na ponta", destaca Eduardo Dalcin, Gerente de Supply Chain. Entre as novidades, as duas principais apostas são o Milkatto, multipack com 8 barrinhas de gelato, e a edição de aniversário do Variatta Single, composto por 2 potes de 500ml. Com 7 mil PDVs ativos e 120 produtos no portfólio, a Perfetto completa, em 2022, 25 anos de operação.

Novos Projetos em Curso
Em 2021, a empresa cresceu 33% e, para 2022, a alta prevista é de 10%. "A ideia é continuar buscando expansão dentro dos mercados em que já atuamos, no Sudeste e parte do Centro-Oeste. Também estamos ampliando a nossa linha de sobremesas congeladas e há projetos de expansão da estrutura industrial", antecipa Eduardo. A Perfetto investe, ainda, em um novo método de transporte de seus produtos. Trata-se de um baú com temperatura de -30°C, que visa garantir a integridade dos sorvetes na distribuição para os PDVs. "Vamos investir fortemente para transformar toda a nossa frota com esse mecanismo. Fizemos um piloto com 10 caminhões há 2 anos e, agora, iniciamos a segunda etapa em um centro de distribuição", finaliza Roque.

Texto: Bruna Soares

13/10/2022

Compartilhar

Notícias em destaque