Pular para o conteúdo
Exclusivo GiroNews
Imagem destaque: Pague Menos potencializa uso de dados e canais de venda com retail media
Carlos Lacerda, diretor de retail media da Farmácias Pague Menos (Crédito: Retail Media Cast)

Pague Menos potencializa uso de dados e canais de venda com retail media

 Visto como oportunidade de se aproximar da indústria e gerar benefícios para os clientes, o retail media tem ganhado crescente adesão entre os varejistas farmacêuticos para potencializar as vendas físicas e digitais. A prática de oferecer descontos personalizados ao cadastrar os clientes, realizada há tempos no canal farma, agora evolui para um ecossistema que conecta consumidor e indústria, customizando campanhas e públicos-alvo. “O alimentar sempre foi referência de varejo e acho que o farma conseguiu, principalmente quando a gente olha para retail media, transformar a questão da identificação. Então todo mundo está acostumado hoje a ir em uma farmácia e dar o CPF. Isso permite que a gente consiga fazer um trabalho melhor com a nossa base, oferecendo mais benefício, mais poder de compra. E para retail media isso é um benefício enorme”, analisa Carlos Lacerda, diretor de retail media da Farmácias Pague Menos. 


Ecossistema de Retail Media

  Em entrevista exclusiva ao Retail Media Cast - iniciativa realizada em parceria pelo Clube do Varejo e Jornal Giro News, com produção da Instore Audiovisual -, o diretor explica que este cenário levou a rede a estruturar um ecossistema dedicado ao retail media, o Pague Menos Ads. Para Lacerda, a criação da área é consequência de um histórico de investimentos da varejista em frentes como conteúdos na TV e plataformas digitais. “A gente tomou muito cuidado para não envelopar as mesmas coisas que já tinha e chamar de retail media. Criamos um modelo de digital signage, de tela em loja, painéis de led fora da loja. No site, banner programático, busca patrocinada…”, detalha. Além disso, a rede explora o retail media também no canal de televendas, que tem 500 mil ligações por mês. “O que a gente vê é que quanto mais omnicanal, mais o cliente gasta.”


Dados e Personalização

  Segundo Lacerda, o varejo armazena dados há muito tempo, mas antes não sabia de fato como aplicá-los. Agora, essa prática está amadurecendo em conjunto. “A indústria também está aprendendo, porque está se deparando com outros players de supermercado, de farma, e entendendo até onde pode ir”, complementa o diretor. Os próximos passos para expansão do ecossistema de retail media dentro da Pague Menos preveem escalabilidade, através de ferramentas de automatização, mas mantendo o atendimento direto em demandas necessárias. Além disso, o mercado de retail media deve ganhar novos formatos. “Em uns 5 anos, a gente vai começar a trabalhar collab em retail media. Hoje, tem muita collab em produto e pouca em retail media, agora que está começando a aparecer”, conclui Carlos Lacerda.


Confira a entrevista completa com o diretor no Retail Media Cast!

Imagem
16/08/2024

Compartilhar

Notícias em destaque