As mudanças no comportamento do shopper
Um Novo Olhar
Com a pandemia e transformação digital, o cliente mudou um pouco seus parâmetros para decisão de compra. Segundo a Rede Tonin, "o cliente está mais exigente em relação ao preço, porém, como essa categoria não é uma categoria de destino e sim de oportunidade, o cliente, mesmo analisando o preço, tem escolhido o produto conforme ação, exposição dentro de loja e oportunidade oferecida a ele, como visibilidade (atração) e mix", conta Jose Geraldo, Gerente Comercial do Tonin. A visão é reforçada pela indústria. O diretor comercial da Jazam, Ricardo Sacchi, reforça que "qualidade, preço justo, disponibilidade e exposição dos produtos" são os principais critérios na tomada de decisão do shopper.
Tendência saudável
A procura por doces mais saudáveis tem sido cada vez mais decisiva na hora da compra, principalmente quando destinado para crianças. "O shopper, que geralmente é a mãe, está buscando também saudabilidade, com produtos com menor adição de açúcar e corantes, por exemplo", explica Claudecir Franzini, Gerente de Mercearia Doce da rede Covabra. Esse também é um ponto destacado por Rafael de Torres Lourenço, Gerente Comercial do Supermercados Pague Menos. Para ele, o shopper busca cada vez mais produtos da categoria com apelo saudável.
Perfil Amplo
Outro ponto que aumenta o desafio, mas também as oportunidades, é o fato de a categoria não possuir restrição quando o assunto é consumidor ou ocasião de consumo. "O mercado de guloseimas atinge todas as idades, afinal todos têm o seu momento de ludicidade ou escapismo ao comer uma bala. Além disso, as guloseimas podem ser consumidas em conjunto com os amigos, no trabalho e em família", destaca Anderson Freire, Diretor de Marketing, Pesquisa e Desenvolvimento da Arcor do Brasil.
Acesse a página da Edição Especial de Candies e continue a leitura
Acesse a página da Edição Especial de Candies e continue a leitura
27/09/2022