Pular para o conteúdo
Exclusivo GiroNews
Imagem destaque: Do estoque ao caixa: a automação como motor da eficiência nos supermercados
Crédito: Divulgação / Totvs

Do estoque ao caixa: a automação como motor da eficiência nos supermercados

*Por João Alberto Giaccomassi, diretor para Varejo Supermercados da TOTVS

 

  O setor supermercadista enfrenta um cenário cada vez mais competitivo, exigindo que os varejistas busquem constantemente por otimização e diferenciação. Nesse contexto, a automação de processos é uma aliada estratégica para impulsionar a eficiência operacional, reduzir custos e aprimorar a experiência do cliente. A automação de processos em supermercados se traduz na implementação de tecnologias para automatizar tarefas repetitivas e manuais, liberando os profissionais para atividades mais estratégicas e de valor agregado ao negócio.

 

  Um exemplo é o investimento em aplicações para a gestão de estoque, como sensores e softwares que acompanham o nível de produtos nas prateleiras em tempo real, sinalizando a necessidade de reposição automática. Também existem sistemas que controlam e ajudam na conservação e melhoria de armazenamento, de modo a respeitar temperaturas, locais (secos e úmidos), validade e giro de reposição (evitando rupturas ou acúmulo). Esse tipo de solução otimiza o tempo de trabalho do estoquista, além de conferir maior precisão aos inventários e ao controle de itens, fatores que influenciam diretamente nos custos e na eficiência operacional.

 

  Outra automação de processo que gera ganhos para o supermercado, tanto para a operação, quanto para o relacionamento com os clientes é o uso de etiquetas inteligentes. Esse controle valida as informações do produto, assim como garante a precificação precisa, alinhando o valor das etiquetas com o backoffice e o PDV. Dessa forma, episódios em que o cliente vê um preço na prateleira e encontra outro no caixa, precisando ser coberto pelo supermercadista, são evitados.

 

  Ainda dentro desta dor latente do segmento que é a divergência de preços e auditoria de gôndolas, um case forte que temos é do Supermercado Guanabara, uma rede da região Sul. Com a aplicação de uma dinâmica de trabalho apoiada pela tecnologia, em especial pelo nosso app Minha Gestão de Lojas, reduziu em mais de 30% as perdas financeiras causadas por divergências de precificação e reduziu em 70% o tempo de auditoria das gôndolas – que antes levava 43 dias para fazer a auditoria de uma loja completa e passou a realizar em 10.

 

  A automação não fica apenas no backoffice, ela pode ser empregada também na frente de loja para trabalhar a favor da experiência do cliente, por meio da implementação de totens de autoatendimento, por exemplo. Esse tipo de tecnologia já tem sido amplamente utilizado pelos supermercadistas, com um “boom” ano passado. Na TOTVS, por exemplo, constatamos um aumento de 52% de equipamentos e softwares de self-checkout instalados de janeiro a dezembro de 2023, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Esse tipo de aplicação gera maior comodidade e velocidade para os compradores, que conseguem fazer a leitura e pesagem dos produtos, assim como realizar o pagamento, de forma independente.

 

  É preciso salientar que, para uma jornada de automação bem-sucedida, é necessário antes de mais nada planejamento estratégico. É fundamental que o supermercadista tenha mapeado e identificado quais processos podem ser melhorados com o apoio da tecnologia; depois, estudado e definido quais soluções colaboram para o ecossistema do negócio e como se integram aos sistemas já existentes. Dessa forma, é possível começar com projetos-piloto e expandir a automação gradativamente, garantindo o treinamento e adaptação dos colaboradores com o intuito de extrair a melhor performance do time e da tecnologia aplicada.

 

  De maneira geral, a automação para supermercados gera uma ampla redução de custos, diminuição de perdas, mitigação de erros e retrabalho, além de uma enorme otimização da mão-de-obra. Assim, os profissionais têm mais tempo para atividades que são mais estratégicas, e os clientes percebem uma melhora em sua experiência nas lojas, com agilidade e praticidade nas compras, sendo inclusive um fator para a fidelização de clientes e aumento de rentabilidade do negócio.

27/08/2024

Compartilhar

Notícias em destaque