Pular para o conteúdo
Imagem em destaque

Inteligência artificial: o que se sabe sobre investimentos que empresas querem fazer?

Tecnologia Otimiza Processos

O assunto "inteligência artificial" se tornou um dos principais nos dias de hoje. Isso acontece porque diversas empresas de tecnologia estão avançando e desenvolvendo ferramentas que podem ser úteis para as pessoas nas tarefas pessoais e profissionais.

ChatGPT, assistentes virtuais, câmeras que monitoram em tempo real... Essas são algumas das diversas opções que têm sido criadas e melhoradas. Relatórios identificaram que os investimentos do setor, no ano passado, bateram a marca de US$ 40 bilhões. Um mercado poderoso e que se alia com a necessidade das empresas de melhorarem os processos

Empresas investem cada vez mais

Para se ter uma ideia, sete em cada dez empresas só no Brasil pretendem investir na inteligência artificial. O levantamento foi realizado pela consultoria Deloitte. O principal motivo envolve, justamente, essa globalização digital, que é inevitável. Grandes firmas precisam se adaptar às novas tendências para continuar se destacando nos setores.

Outra pesquisa interessante foi produzida pela Bain & Company sobre a aplicação da IA. Estima-se que 85% das corporações pretendem ampliar a tecnologia nos sistemas de trabalho nos próximos anos. E, de acordo com a Bloomberg Intelligence, esse segmento que tem crescido cada vez mais pode ser ampliado para US$ 1,3 trilhão até 2032.

Resultados apresentados
Vale destacar que a tecnologia já é encontrada. Ela é usada, principalmente, para ampliar a segurança e detectar ameaças. Também está presente em conversação, marketing e vendas, além de melhorar as operações no setor de tecnologia da informação, popularmente conhecido como T.I.

É possível identificar uma urgência por parte das empresas que querem adotar esses sistemas. Muito disso pode estar atrelado aos resultados que podem surgir com a aplicação da inteligência artificial no dia a dia de trabalho.

Um estudo realizado pelo Boston Consulting Group, em parceria com o MIT, revelou que 55% das firmas registraram aumento nos lucros com o uso da IA. Um exemplo prático é usar a IA, como RFI, para conseguir melhorar as escolhas de fornecedores.

Para os especialistas, um dos principais fatores que geram esse sucesso em torno da tecnologia é a capacidade de conseguir entender e manter os padrões. Além disso, a inteligência consegue simular operações humanas, otimizar processos e transformar as relações. Tudo isso ao mesmo tempo.

Fato é que a tendência é uma participação maior desse sistema nas empresas. Se não, os riscos que os gestores correm de não conseguirem se manter em um mercado tão concorrido são grandes!

29/08/2023

Compartilhar

Notícias em destaque