Unilever aposta no rejuvenescimento das marcas para atrair novos públicos e lançar tendências
A Unilever tem repensado em um modo de estar mais presente em momentos diferentes da vida de seus consumidores. Dessa forma, trouxe para marcas como Hellmann's, Mãe Terra e Knorr um rejuvenescimento, novas parcerias, collabs e campanhas que vão além do tradicional, captando novos públicos, e ainda, visando surpreender o seu público tradicional. “A atualização se fez necessária para atender diferentes missões de compra de um shopper no varejo, além de estar mais próximo do novo consumidor, que encontra Hellmann’s, por exemplo, em festivais como Lollapalooza, The Town e Rock in Rio, e esse consumidor também tem a oportunidade de experimentar a linha premium nas hamburguerias e restaurantes”, comenta Rodrigo Visentini, diretor geral da operação de Alimentos da Unilever Brasil, em entrevista exclusiva para o Jornal Giro News.
Movimento de Collabs
Um dos caminhos adotados na estratégia é o de collabs para novos produtos, como a maionese de bacon Hellman’s em parceria com a Netflix (na série Stranger Things) e da pimenta Knorr Chilli Beans. “A gente trouxe esse excitement para o consumidor através de novos sabores. Com a collab com o Netflix, a gente conseguiu colocar a marca em ocasiões de consumo diferentes e para um público mais jovem. Chamamos isso de ‘momento de sofá’, que você está lá assistindo a sua série e come um snack e usa Hellmann’s. Já Knorr, a gente colocou essa pimenta em festivais, onde aproxima também um público para a marca que estava bem longe de se aproximar no passado”, detalha Visentini.
Revisão de Portfólios
De acordo com a Unilever, além da atualização de novas embalagens, formatos e tamanhos diferentes, se fez necessário partir para a revisão do portfólio de algumas marcas como uma forma de trazer mais inovação. “Não só Mãe Terra, mas como em outras linhas de produtos, a gente teve uma certa redução de portfólio como parte de uma estratégia que começou há três anos e passou por Knorr, Mãe Terra e Arisco. Como a gente quer ser sempre superior no produto, na experiência e na embalagem, é necessário ter foco para fazer isso. Às vezes, a gente tem que dar uma enxugada em algumas coisas para poder trazer coisas inovadoras, como o Supreme e como a parceria de granola com a Liga Mundia de Surf (WSL), para também trazer esse fluxo para o varejista daquilo que gira”, comenta o diretor.
Novidades
Para esse ano, a aposta da companhia para a marca Mãe Terra é trazer uma maior superioridade nos produtos, focando mais em granola e snack, além de novos formatos, sabores e tamanhos. Já a ‘menina dos olhos’ é a linha Supreme, que chegou como maionese tradicional, já evoluiu com novos sabores, como Bacon, e no final de 2024 foi o lançamento do ketchup Supreme. “Vamos trazer um tamanho novo agora para ajudar no desembolso. Um desembolso um pouco menor e uma embalagem diferenciada. Estamos lançando para os varejistas para eles entenderem a estratégia. Supreme é uma grande aposta, não só na maionese, mas como também em ketchup”, afirma Rodrigo. E para essa linha premium, a Unilever está levando os condimentos para as hamburguerias e restaurantes, para fazer o consumidor conhecer o produto. O molho de mostarda é um outro produto que pode chegar para compor esse portfólio no segundo semestre de 2025.