Flora se une a influenciadores e varejistas para impulsionar lançamentos
Os canais especializados estão na mira da Flora para destacar as novidades do portfólio de suas marcas. Como parte dessa estratégia, a companhia reforça a aposta em influenciadores e microinfluenciadores, agora extrapolando o digital e levando-os aos pontos de venda. “Recentemente, tivemos um lançamento de Kolene em um projeto que construímos junto com uma rede especializada, que é a Lojas Rede, com mais de 70 perfumarias em Minas Gerais. E tomamos a decisão de fazer um lançamento de forma colaborativa, dentro dessa rede”, revela Daniel Tiraboschi, diretor da unidade de cabelos de Flora. “Esse foi o passo inicial e temos aprendido e feito bastante esse movimento: usar a inteligência do trade, compartilhar informação e dados, para lançar as inovações da unidade de cabelos”, complementa o executivo, em entrevista exclusiva ao Jornal Giro News.
Influenciadores
Batizada de Danos Extremos, a nova linha de Kolene é focada em cabelos cacheados e tem 5 itens: shampoo, manteiga acidificante, óleo em creme, leave-in e tônico fortalecedor. A marca, que foi relançada no ano passado, conta com um time de mais de 300 microinfluenciadores em sua base. “Toda semana nós temos influenciadores em loja, porque é uma forma de divulgar a loja, divulgar Kolene e garantir que estamos com mix adequado dentro do ponto de venda. E esse influenciador chama a base dele para dentro da perfumaria, da farmácia ou do supermercado”, detalha Daniel. O lançamento junto à Lojas Rede contou com a presença de 30 microinfluenciadores e três influenciadores: Camilla de Lucas, Juliana Luziê e o cabelereiro Alan Vivian. Apesar de Kolene ter a maior base, a plataforma de influenciadores está presente em todas as marcas do portfólio. A Flora também promoveu uma ação em PDV na marca OX, junto à influenciadora Mari Maria e ao GPA.
Presença Omnicanal
A parceria com a Lojas Rede trouxe impulsos à estratégia figital da companhia. “A principal vantagem de fazer um lançamento com um parceiro e depois abrir para o mercado é tratar com uma base que já existe. No caso, essa rede de perfumarias tem uma base de consumidores e é um target assertivo, porque são clientes que estão buscando produtos para cuidar do cabelo”, analisa o diretor. Isso, junto à divulgação por meio dos influenciadores, potencializa a capacidade de alcance da iniciativa. “Foram mais de 300 conteúdos gerados em cima desse evento, mais de 1,6 milhão de pessoas impactadas e 25 mil interações. No dia, a base de Kolene foi acrescida em 23 mil novos seguidores e 24 mil acessos ao site.” Além disso, segundo Daniel, as vendas da marca na Lojas Rede dobraram no mês - mesmo período em que o lançamento chegou a representar 17% das vendas de Kolene.
Expansão do Projeto
A ideia da Flora é ampliar as parcerias com outros varejistas dentro desse conceito. “Fizemos uma ação com a Lojas Me.Linda, que é uma rede de perfumaria do estado de São Paulo. E temos projetos mais para frente nesse território de cocriação, colaboração e construção junto com o trade”, antecipa o executivo. A companhia prepara um relançamento ainda para este ano e pretende seguir nessa estratégia para divulgar a novidade. Com presença nacional, a Flora trabalhará o direcionamento desse conceito para diferentes canais. “Tem sempre uma análise de adequação. Se o lançamento for para uma loja especializada, vamos focar em lojas especializadas. Se é algo mais massivo, estamos abertos a ampliar essa discussão e falar com varejo e atacarejo”, conclui Daniel.