Pular para o conteúdo
Imagem destaque: Setor de pizzarias apresenta aumento de 7,25% no número de unidades ativas no Brasil
Crédito: freepik

Setor de pizzarias apresenta aumento de 7,25% no número de unidades ativas no Brasil

 A Apubra (Associação Pizzarias Unidas do Brasil) realizou seu estudo anual "Mercado de pizzarias" e sinalizou um momento de expansão saudável em um cenário mais estável. Segundo os dados, houve um aumento de 9,52% nas aberturas de unidades em 2024, resultando em um crescimento de 7,25% no índice geral de pizzarias ativas, em relação a 2023. O relatório ainda revela que no último ano houve 48% menos fechamentos do que em 2023, totalizando 5.282 pizzarias inativas ou encerradas em 2024, menor número desde 2017. “Neste momento, o segmento de pizzarias caminha para uma fase mais madura, com crescimento sadio, queda nos fechamentos, interiorização e profissionalização da gestão, e se mostra como uma oportunidade para investidores atentos à demanda regionalizada e à experiência como diferencial competitivo”, comenta Leandro Goulart, presidente da Apubra.


Cenários regionais

 3.867 novas unidades foram abertas em 2024. O Sudeste segue como líder na concentração de estabelecimentos, com 51% das operações ativas, seguido pelas regiões Sul (20%), Nordeste (16%), Centro-Oeste (9%) e Norte (4%). No Norte e Nordeste, ocorreu um crescimento percentual acumulado de pizzarias ativas no país, mostrando uma ascensão das regiões. Tocantins (32,2%), Pará (23,4%), Amapá (20,3%) e Maranhão (20,1%) se destacam ao registrarem os maiores índices de expansão no último ano. Já São Paulo registrou o menor crescimento acumulado do país, com alta de apenas 2,8%. Apesar de ainda liderar em volume absoluto (32,63%), o ritmo de expansão tem sido mais lento em comparação aos outros estados. "Um dos fatores que pode ser responsável por isso é a perda líquida de residentes que a região tem registrado nos últimos anos, conforme apontado pelo IBGE, em que mais de 89 mil pessoas deixaram São Paulo entre 2017 e 2022", diz Leandro.


Capitais

 São Paulo ainda segue na liderança entre as capitais brasileiras, com 37,40% das pizzarias ativas do estado paulista. Em seguida, estão Rio de Janeiro, com 10,40% das unidades do RJ, e Brasília, com 6,74% das operações em funcionamento no Distrito Federal. Cidades de médio porte como Feira de Santana (BA), Anápolis (GO), Caxias do Sul (RS) e Ribeirão Preto (SP) se destacam por apresentarem uma grande concentração de pizzarias em seus respectivos estados.

04/07/2025

Compartilhar

Notícias em destaque