Pular para o conteúdo
Imagem em destaque

Brasil tem 1,6 milhão de negócios food service ativos

São Paulo em Destaque

Nos últimos três meses, o segmento de lanchonetes registrou a maior abertura de novos negócios, alcançando 227 mil unidades em todo o território nacional. Só em São Paulo, foram 46 mil novas unidades, o estado é o maior em abertura de estabelecimentos envolvendo a alimentação fora do lar no mesmo período. É o que revela o estudo elaborado pela Driva para o IFB (Instituto Foodservice Brasil). A pesquisa mostra também que o Brasil tem 1,6 milhão de estabelecimentos ativos, e ainda reúne, atualmente, 1,1 milhão de estabelecimentos categorizados. O segmento de Bar ocupa a segunda colocação, com 144,36 mil unidades no país e, locais com Menu Variado, atingem a terceira colocação, com 85,42 mil estabelecimentos.

Os estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, empatam como segundos colocados na lista que registra a maior abertura de empresas no período, ambos chegam a 18 mil unidades. Por sua vez, o estado do Paraná, vem na sequência com 10 mil unidades. Já os estados com menor abertura de estabelecimentos que abrangem o foodservice, são: Amapá, Roraima e Acre que ocupam as últimas colocações, com 3.907 unidades, 3.822 e 3.719, respectivamente.

Recuperação do Setor
De acordo com a pesquisa CREST, um estudo sobre o comportamento dos consumidores de foodservice, realizado pela Mosaiclab em parceria com o IFB, mostra que a alimentação fora do lar perdeu ritmo no segundo trimestre do ano, com a estagnação econômica. No segundo trimestre de 2023, houve queda de 5% no tráfego em relação ao mesmo período do ano passado, registrando 3,1 bilhões de visitas, e gasto de R$ 59,9 bilhões. Número que representa uma variação de apenas 0,5% na comparação com o segundo trimestre de 2022. Mesmo com a queda no tráfego, as padarias
registraram 534 milhões de transações no período analisado; lanchonetes 340 milhões; não empratados 360 milhões; empratados chegaram a 179 milhões de transações; e quilo/buffet, 167 milhões.


03/10/2023

Compartilhar

Notícias em destaque