Amazon inaugura maior CD do Brasil em Cajamar (SP)
A varejista anuncia a abertura do seu maior centro de distribuição no Brasil e o mais tecnológico da América Latina. Localizado em Cajamar, município de São Paulo, o novo polo conta com área de 75 mil m² e amplo sistema interligado de esteiras, com mais de 3 quilômetros e novas tecnologias, onde mais de 9.500 pacotes poderão ser processados e operados por hora, acelerando prazos finais de entrega. Esse é o quinto centro de distribuição no estado. “O lançamento reforça nosso compromisso em aumentar a nossa velocidade e qualidade de entrega em todo o Brasil a partir da expansão de nossa infraestrutura logística, que já realiza entregas em 100% dos municípios brasileiros”, afirma Ricardo Pagani, diretor de Operações da Amazon Brasil.
Operação Conjugada
Além da tecnologia aplicada, essa deverá ser a terceira operação conjugada de varejo e serviço de marketplace no Brasil, sendo a primeira anunciada no ano passado em Nova Santa Rita, região Metropolitana de Porto Alegre. A operação conjugada permite o armazenamento e envio de produtos do varejo e de vendedores parceiros participantes do FBA - Logística da Amazon. Atualmente, são mais de 150 polos espalhados por regiões estratégicas de Norte ao Sul, 150 milhões de produtos disponíveis para compra em mais de 50 categorias, entre varejo e serviço de marketplace. Com essa abertura, a Amazon passa a ter 12 centros de distribuição no país, com atividades em São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Ceará e Pernambuco, além do Distrito Federal.
Investimento em IA
Ainda, a Amazon anunciou que aumentará seus investimentos de capital para US$ 100 bilhões em 2025, impulsionando ainda mais suas iniciativas em inteligência artificial. Segundo a Exame, o montante representa um salto significativo em relação aos US$ 83 bilhões gastos no ano passado. De acordo com Andy Jassy, CEO da Amazon, a maior parte dos gastos será direcionada à Amazon Web Services (AWS), divisão de computação em nuvem da companhia, que busca expandir data centers e infraestrutura para atender à crescente demanda por IA generativa.