Pular para o conteúdo
Exclusivo GiroNews
Imagem em destaque

Atitude colaborativa auxilia indústria e varejo a combater ineficiência operacional

Consumidor no Centro

Uma das dores do varejo é a eficiência operacional, e para amenizar esse problema é necessário dispor de inteligências que dão clareza no direcionamento operacional e ainda contar com uma conexão mais efetiva entre o varejo e as indústrias. Em entrevista exclusiva para o Jornal Giro News, Carlos Wayand, CEO da Mob2Con, startup de soluções para o varejo, reforça que o varejo e a indústria precisam manter um processo colaborativo para ambos os lados terem mais sucesso. "Se a atitude do varejo e das indústrias não mudar, a gente acaba tendo problema. É necessário ter uma forma mais articulada e sair do antagonismo para o protagonismo positivo ou os dois lados continuarão a jogar dinheiro fora durante muitos anos."

Inteligência para o Varejo
Pensando nessa conexão, a Mob2Con traz a plataforma MobConnect, que automatiza a união entre o varejo, a indústria e as agências de promotores, com a finalidade de gerar mais ganhos e velocidade a partir do entendimento do comportamento da venda. "O varejo precisa da mão de obra da indústria. Já a indústria entendeu que quando se coloca um promotor para atuar, consegue ter uma performance de venda mais efetiva. E a Mob2Con entra nesse cenário com a inteligência de calcular quantas horas de promotores cada indústria precisa colocar em cada loja, tornando a visita dos promotores da indústria mais eficiente, e do outro lado atua no varejo identificando os problemas", explica Carlos.

Ferramentas
Ao todo, são três soluções que a retailtech compartilha com o mercado: MobControl, MobConnect e Reposição Garantida. Atualmente, a Mob2Con auxilia 60 redes varejistas, 2 mil indústrias e mais de 500 agências. "Em um dos nossos cases, a gente conseguiu fazer o direcionamento e crescer 19% da venda da indústria que aderiu ao projeto. A indústria conseguiu entender o tempo de alocação e a priorização no processo de abastecimento, e em parceria com o varejo, corrigiu o estoque virtual e todos os erros de operações que existiam. É assim que conseguimos ter maior produtividade na indústria", comenta o CEO. Além de trazer o direcionamento embasado no comportamento da loja, a plataforma oferece funções complementares como pesquisas de preço, sortimento e share.

Foco no Pequeno Varejo
Para o ano de 2024, a pretensão da Mob2Con é lançar o MobConnect para o pequeno varejo. "Fizemos várias melhorias na ferramenta, e a nossa expectativa é lançar o produto - com foco em produtividade - para os varejos menores, como supermercados de bairros, por exemplo, que também têm dores de eficiência operacional. E com isso, a nossa expectativa é quase dobrar de tamanho no ano que vem", finaliza o executivo.


Reportagem: Thalita Sollazzo

21/12/2023

Compartilhar

Notícias em destaque