Lojas da Americanas recebem ilhas de tecnologia com venda direta por parceiros
A varejista apresenta o “Espaço Conecta”, nova área nas lojas físicas para a oferta de produtos e serviços que adicionem valor à venda de itens de tecnologia. Os clientes terão acesso a soluções financeiras, acessórios relacionados aos itens vendidos, como seguro antifurto, capas e películas para smartphones, além de serviços de reparo de equipamentos. O piloto tem início neste mês e a meta é chegar a 100 lojas da Americanas até o fim deste ano. Segundo Tiago Abate, Vice-Presidente da Plataforma de Clientes e Parceiros da companhia, o projeto tem potencial para impactar indicadores como venda por metro quadrado, volume de transações e de itens vendidos, além de atrair novos parceiros e aumentar a visibilidade do canal digital.
Jornada completa
“Queremos que o cliente entre em uma de nossas lojas e consiga resolver tudo o que precisa, de compra de chocolate a conserto de celular e compra de capa e película para o aparelho. Esse novo modelo de negócio vai muito além da disponibilização de itens de tecnologia. Permite plugar diferentes parceiros que tenham interesse em estar dentro das nossas lojas, com uma recorrência incontestável e uma base de mais de 45 milhões de clientes”, afirma Tiago. Nesta fase inicial, a Americanas vai implementar o piloto em duas lojas neste mês, nas cidades de Duque de Caxias e Nova Iguaçu, no estado do Rio de Janeiro. De acordo com a varejista, ambas as unidades têm grande fluxo de clientes e venda relevante de itens de tecnologia.
Reformulação de ilhas
A chamada “ilha de tecnologia”, já disponível em lojas da rede, será remodelada com prateleiras inclinadas e que permitem uma melhor visualização, nova disposição e organização de produtos, além de marcadores diferenciados de preços, com detalhes técnicos sobre os itens expostos. Além da venda de produtos, o novo espaço irá reunir: serviço de prateleira infinita, que complementa o sortimento da loja com opções disponíveis no marketplace; serviços financeiros, como crédito para facilitação do pagamento e seguro para equipamentos; serviços de assistência técnica, como conserto de smartphones, com certificados de uso e diagnósticos de defeitos emitidos diretamente no local; colocação de capas e películas; e experimentação de produtos do sortimento de beleza, como chapinhas e secadores.