Pular para o conteúdo
Imagem em destaque

Live Shopping: ferramenta impacta diretamente nas vendas e é forte aliada das marcas

*Por Erick Buzzi, Vice-Presidente Sênior de Vendas, Marketing e Alianças da VTEX

Antes da pandemia, as vendas online cresciam em passos largos, mesmo com uma grande parcela dos consumidores ainda questionando sobre a segurança da compra e diversos outros fatores. Dúvidas essas que, aos poucos, foram sendo sanadas com serviços e tecnologias de ponta, integrados às plataformas usadas pelas marcas. Com a chegada da pandemia, lockdown e restrições diversas, o ecommerce foi um caminho encontrado pelo varejo para que o impacto do fechamento das lojas físicas não gerasse um déficit nas vendas. Mas como o consumidor final poderia ver, testar, ou ainda tirar dúvidas sobre o produto desejado?

Visando melhorar a jornada do cliente, muitas empresas abusaram da criatividade e inovação para cativar o público. E assim nasceu uma nova experiência criada para o consumidor: o Live Shopping, que visa conquistar os clientes que ainda estão na defensiva quanto às compras online, ao mesmo tempo em que proporciona uma melhor experiência para todos os demais. Com essa premissa, a nova tendência de mercado ganhou o mundo ocidental.

O Live Shopping nasceu em 2016, quando a Alibaba lançou o Taobao Live para o mercado chinês. A premissa básica do Taobao Live era simples e bastante inovadora, evocando o conceito de televendas que marcou os anos 90 e o início dos anos 2000: ele conectaria uma transmissão ao vivo a uma loja digital, permitindo aos participantes assistir simultaneamente à apresentação dos produtos e comprá-los. Em 2018, o Taobao Live alcançou o marco de US$15 bilhões em vendas, o que representou um crescimento de 400% em relação ao ano anterior. Já no ano de 2020, com a pandemia, o número de usuários chineses de live shopping ultrapassou a impressionante marca de 600 milhões de pessoas e as compras ao vivo alcançaram uma participação de 20% do mercado de ecommerce da China.

Mesmo com a retomada das lojas físicas, o Live Shopping continua sendo uma ferramenta de sucesso para diversas marcas brasileiras. Na VTEX, temos exemplos de sucesso como a Honey Be que apostou no VTEX Live Shopping App para suportar mais de 7 horas online, que representaram 4% do faturamento da marca durante o maior evento do varejo, a Black Friday. Samsung e Positivo, além de outras 200 marcas em mais de 10 países, já usam a ferramenta de Live Shopping da VTEX, que teve rápida adoção pelos clientes e é capaz de aumentar em 5x o tempo médio da sessão online do consumidor, além de aumentar a conversão em mais de 30% durante eventos ao vivo.

21/09/2022

Compartilhar

Notícias em destaque