Pular para o conteúdo
Exclusivo GiroNews
Imagem em destaque

Instituto Destaca Potencial do Segmento em 2022

Mercado Pet Cresce 14%

Destaque Instituto Destaca Potencial do Segmento em 2022
Destaque Instituto Destaca Potencial do Segmento em 2022

Texto: Larissa Varjão

O mercado pet brasileiro cresceu 14% no primeiro trimestre de 2022, em comparação com o mesmo período do ano passado. "Desde o início da pandemia, ele vem em uma crescente com percentuais extremamente animadores. A gente acredita que esse ano vai ser muito vigoroso", afirma Nelo Marraccini, Presidente do Conselho Consultivo do IPB (Instituto Pet Brasil), em entrevista exclusiva ao Jornal Giro News. Para o executivo, a categoria de alimentação deve puxar o mercado, tendo em vista que o poder de compra diminuiu por conta da inflação. "Até os pisos salariais voltarem, o poder de compra, essa parte de brinquedos, acessórios, não responde tão rápido. Conforme o poder aquisitivo das pessoas vai melhorando, a compra para o seu pet também, aí vai para roupa, acessório", explica.

Varejo Alimentar e Lojas de Vizinhança
Apesar do crescimento do e-commerce, o varejo físico também tem se destacado no mercado pet. "O varejo cresce, novas lojas, novos pontos, lojas independentes. Tanto o varejo de vizinhança está crescendo, quanto as grandes organizações que abrem lojas em todo o país", pontua Nelo. Na avaliação do presidente, as lojas de vizinhança não canibalizam os outros formatos. "O varejo vai acompanhar esse crescimento e também tem novas situações chegando, por exemplo, a consolidação de hospitais veterinários, que é um segmento que está expandindo bastante", complementa.

Impacto da Alta Inflação
A maior dificuldade enfrentada pelo segmento tem sido a alta dos preços: "É você conseguir fazer um malabarismo possível para não poder ter aumento de custo do seu produto". O instituto tem atuado em Brasília, para tentar que o governo reduza ou elimine o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), porque a carga tributária sobre alimentação é considerada grande. "O animal é reconhecido como membro da família, já não é mais luxo, é o básico. Então, estamos atuando para isso", garante. Além disso, a entidade tem um convênio com a Apex que tem ajudado as empresas a exportarem e participarem de eventos internacionais.

17/06/2022

Compartilhar

Notícias em destaque