Consumidor Está Disposto a Compartilhar Dados
Entre Informação e Invasão

Aproximadamente 73% dos consumidores estão dispostos a compartilhar informações pessoais se as marcas forem transparentes em relação ao uso que farão delas. É o que revela os dados do estudo Consumer Pulse 2019 da Accenture - de soluções em estratégia de negócios - sobre estratégias para o uso respeitoso e responsável de dados. O estudo mostra, ainda, que entre os consumidores que afirmam que uma marca se comunicou com eles de forma excessivamente pessoal, mais de 71% tiveram essa impressão porque a marca tinha informações sobre suas famílias que eles não tinham compartilhado diretamente.
Conhecer Sem Ser Invasivo
A pesquisa constatou que os consumidores querem que as marcas os conheçam e compreendam; 87% dos consumidores disseram que é importante comprar de uma marca ou varejista que "entende quem eu sou de verdade". Ainda assim, os consumidores não querem que as marcas vão longe demais e violem sua privacidade. Mais de 75% dos consumidores não estão confortáveis com a coleta de dados via microfone ou assistente de voz e 51% afirmam que o número de anúncios invasivos está crescendo. Quase 30% dos consumidores conhecem uma marca que foi "longe demais" - e 69% desses consumidores deixaria de fazer negócios ou repensaria seu relacionamento com uma marca por conta disso.
Metodologia
A Accenture entrevistou 8.000 consumidores nos seguinte países: Alemanha, Canadá, Espanha, EUA, França, Itália, Reino Unido e Suécia. O objetivo é compreender suas experiências e preferências em relação a anúncios digitais e na interação com marcas, varejistas e provedores de serviços.
19/11/2019