Pular para o conteúdo
Imagem destaque: Entenda a importância e os benefícios de ter funcionários da terceira idade na sua empresa
Crédito: Pexels/ Divulgação

Entenda a importância e os benefícios de ter funcionários da terceira idade na sua empresa

 O envelhecimento da população mundial é um fenômeno previsto por especialistas há várias décadas. No Brasil, essa tendência não é diferente. O crescimento do número de pessoas idosas ainda levanta discussões sobre sua discriminação no mercado de trabalho e a quantidade de oportunidades destinadas a essa população. Frequentemente preteridos em relação aos mais jovens, esses profissionais trazem vantagens para as companhias que os contratam.


 Com a melhoria da qualidade de vida, o aumento da expectativa de vida de toda a população é inevitável. Avanços na medicina e nos serviços de saúde facilitam o envelhecimento saudável, fazendo com que pessoas vivam mais hoje do que viviam décadas atrás. Nos anos 40, a expectativa de vida média de um cidadão brasileiro era de 45,5 anos, enquanto atualmente a expectativa é de 75,5 anos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


 Com o aumento da longevidade e do bem-estar dessa população, é normal que ela também esteja mais ativa no mercado de trabalho. Para isso, o combate à discriminação não deve ser limitado às questões de raça, gênero e sexualidade, e deve-se somar o enfrentamento ao etarismo. O preconceito contra pessoas mais velhas é uma realidade que tem mudado aos poucos no mundo corporativo, à medida que mais empresas contratam profissionais dessa faixa etária. 


Crescimento do número de pessoas mais velhas

 Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD), realizada pelo IBGE, apontam para o aumento da população idosa brasileira. Em 2012, do total de toda a população brasileira, a participação de idosos era de 11,3%. Em 2022, a participação passou para 15,1%.


 Outro levantamento da instituição aponta para o crescimento de trabalhadores da faixa etária mais velha. Dentro da população que compõe a força de trabalho brasileira, a participação de profissionais acima de 40 anos passou de 38,6%, em 2012, para 45,1%, em 2022. O crescimento, em número de pessoas, é de 11,5 milhões.


Benefícios da contratação de pessoas mais velhas

 As empresas têm muito a ganhar ao oferecer uma oportunidade de integrar pessoas mais velhas em seu quadro de colaboradores. Confira algumas dessas vantagens.


Mais experiência

 Os profissionais dessa faixa etária carregam uma bagagem de anos de experiência no mercado de trabalho e podem oferecer perspectivas e know-how importantes, com base nas várias atividades que já desempenharam ao longo de sua vida profissional e pessoal. 


 A experiência também é ótima do ponto de vista de transferência de conhecimento. Esses colaboradores costumam ter capacidade de liderança e são mais pacientes, podendo desempenhar atividades de mentoria, orientando outras pessoas que fazem parte da equipe.


Capacidade de decisão

 Um profissional que possui anos de experiência e enfrentou diferentes cenários durante a realização de suas atividades em outras empresas teve a oportunidade de exercitar a tomada de decisão. Por isso, eles estão mais propensos a reagir rapidamente e se adaptar às demandas cotidianas, a solucionar problemas e oferecer alternativas mais eficazes quando necessário. 


Estabilidade

Até mesmo aqueles que estão por dentro de o que é o INSS e possuem aposentadoria costumam ser comprometidos e continuar em atividade. Os colaboradores mais experientes priorizam a estabilidade, segurança e a oportunidade de crescimento, ficando anos dentro de uma mesma companhia. Enquanto isso, os mais jovens têm mais rotatividade, permanecendo por períodos mais curtos. 


 Essa característica ajuda a diminuir gastos com processos seletivos e a manter a produtividade da companhia mais constante. Além disso, o investimento realizado no treinamento e na contratação do profissional tem um melhor retorno, convertendo-se em ganhos e faturamento para a empresa.


07/05/2024

Compartilhar

Notícias em destaque