Pular para o conteúdo
Exclusivo GiroNews
Imagem em destaque

Swift foca na experiência do cliente com modelo D2C

Transformação do Consumo

Com mais de 500 produtos em seu portfólio, a Swift, marca da JBS, trabalha o modelo D2C desde 2015, com o objetivo de transformar a forma como as pessoas compram e consomem proteína. Em entrevista exclusiva para o Jornal Giro News, Marcos Carvalho, diretor de marketing da Swift, explica que o modelo D2C (Direct to Consumer ou, em tradução livre, direto ao consumidor) é uma maneira de estabelecer um relacionamento mais direto com os clientes e mudar o comportamento de consumo. "Nossa estratégia tem como foco a experiência do cliente. De 2015 a 2023, a marca passou a oferecer uma experiência mais personalizada, além de proporcionar uma comunicação mais efetiva que oferece benefícios exclusivos aos consumidores, o que ajuda a aumentar a fidelidade", revela.

Personalização da Experiência
Como forma de melhorar a experiência de compra, a marca investe no atendimento especializado, levando às suas lojas profissionais treinados para tirar dúvidas dos clientes e dar dicas sobre o preparo de pratos. Além disso, a Swift trabalha a personalização ao vender diretamente por meio de comunicações diretas, como chat online no WhatsApp, no aplicativo e atendimento por telefone. "Com esses contatos, é possível identificar as preferências do cliente e oferecer ofertas, promoções e benefícios direcionados para atender às necessidades de cada consumidor", explica o diretor.

Desafio de Logística
A customização também acontece na gestão de estoque e logística da Swift. A marca investiu em um sistema integrado, que permite rastrear o produto desde o momento em que chega no CD até a entrega final. Já para as entregas, utiliza outro sistema que otimiza a frota, além de monitorar os veículos em tempo real, acompanhando também a temperatura dos produtos que saem para as entregas. "O propósito da marca é oferecer produtos congelados de alta qualidade mantendo suas características. Com todas essas ações, a Swift visa entregar a melhor experiência aos clientes de forma rápida e eficiente, seja por meio da compra em lojas físicas, lojas no varejo, lojas móveis ou online." A marca conta com uma unidade de produção em Andradina, interior de São Paulo, além de três centros de distribuição, em São Paulo (SP), Barueri (SP) e Brasília (DF).

D2C na BRF e Ambev

Seguindo o mesmo movimento, outras companhias têm investido no D2C em diferentes formatos. A BRF, por exemplo, trabalha com o Mercato Sadia tanto em lojas físicas próprias - que somam 9 unidades espalhadas pela capital e grande São Paulo, e uma loja no estado de Santa Catarina, em Itajaí -, quanto no modelo store in store, que chegou há mais de um ano no Pão de Açúcar de Alphaville, em Barueri (SP). Outro formato adotado no D2C é o Zé Delivery, serviço de entregas de bebidas que pertence à Ambev. A plataforma começou a ganhar força em 2021, quando realizou 29 milhões de entregas apenas no primeiro semestre, superando as 27 milhões feitas ao longo de todo o ano de 2020. Atualmente, a companhia está investindo em um novo negócio, o Zé Express, que faz parte de uma estratégia para estar presente em condomínios e lugares com alto fluxo de pessoas, como aeroportos, escritórios e academias.

Reportagem: Thalita Sollazzo

08/11/2023

Compartilhar

Notícias em destaque