Dunorte prepara estratégia para entrar no maior mercado consumidor do país
Como forma de ganhar mais mercado e estar na mira dos grandes supermercadistas, a Dunorte prevê aumentar sua participação, além de crescer o portfólio para o mercado de São Paulo. A marca de produtos à base de castanhas, nuts, sementes e frutas secas, natural do Rio Grande do Norte e com 45 anos de história, já está presente nos canais de autosserviço, cash & carry, conveniência e canal verde (empório e lojas de produtos naturais) em São Paulo. Em entrevista exclusiva para o Jornal Giro News, Cinthya Assis, diretora comercial da Dunorte, revela que a marca atua em redes espalhadas pelo Brasil como Grupo Mateus, GPA, Oxxo, Assaí Atacadista, Roldão Atacadista, entre outros. “Como o estado de São Paulo é o maior mercado consumidor, principalmente no nosso segmento, e ainda é o lugar onde se dita tendências, o objetivo da empresa é atender todo o tipo de demanda. Então, pretendemos crescer nas redes regionais de médio porte de 5 a 15 checkouts, além de explorar o interior do estado, assim como nos canais conveniência e farma”, afirma.
Parcerias de Produção
Esse movimento acontece também por conta das duas co-packers que a empresa tem em São Paulo, nos municípios de Garça (produção de amendoim) e Mirandópolis (produção da bebida vegetal) no interior do estado, além do centro de distribuição em Guarulhos. Dessa forma, a Dunorte consegue abastecer as redes na capital paulista em 24 horas, e no interior em até 48 horas. “Em São Paulo, temos uma equipe profissionalizada de gerentes e coordenadores. Ao todo são 15 representantes e 10 distribuidores, e assim a gente consegue atingir todo tipo de canal no estado”, comenta a diretora. De acordo com Cinthya, o maior desafio para a Dunorte é a concorrência acirrada. “Fizemos um planejamento muito direcionado para poder entrar com força no mercado de São Paulo, mas todo mundo quer vender em São Paulo, e todo mundo quer vender para essas referências”, complementa.
Pesquisa de Mercado
Estudando uma forma de aumentar a capilaridade no estado paulista, a empresa entendeu que teria que desenvolver os produtos em embalagens com fecho zip e de 100g a 200g para atender melhor os consumidores. “A gente percebeu que estava deixando de ganhar o mercado por conta da gramatura e embalagem do produto, então, iniciamos a produção de uma linha que se chama Empório, somente para entregar o que o público busca”, revela Cinthya. Ainda, a Dunorte conta com uma linha de licenciados de castanhas e amendoins de 40g, que são dos três principais clubes de futebol da capital paulista: Corinthians, Palmeiras e São Paulo. A empresa atua, ainda, no e-commerce, marketplaces, food service e pequeno varejo. “A gente atende também uma parte menor para exportação - menor que eu digo no varejo, porque a empresa é dominantemente exportadora pela produção”, enfatiza. Recentemente, a Dunorte abriu uma fábrica no Rio Grande do Norte. Em São Paulo, o plano é tornar a marca ‘expressiva o suficiente’ para expandir mais co-packers no interior do estado.