Pague Menos atinge maior patamar de crescimento em vendas omnichannel desde 2021
2025 foi um ano de aceleração nos canais digitais da Pague Menos, consolidando-se como um dos principais pilares de crescimento, eficiência operacional e relacionamento com o cliente. A varejista atingiu R$ 3,1 bilhões em vendas omnichannel no ano, com crescimento de 55% em relação a 2024, o maior patamar de crescimento desde 2021. No quarto trimestre, houve o maior avanço do ano, com 58%, alcançando R$ 906 milhões em vendas e participação de 21% nas vendas totais. "Esse desempenho foi impulsionado pela boa execução da Black Friday, e aumento no engajamento e fidelização dos clientes, resultado direto das melhorias implementadas em nosso app", afirma a companhia. Segundo a Pague Menos, a principal alavanca de crescimento dos canais digitais tem sido a frequência de compra dos clientes, que cresceu 29%.
Expansão do parque de lojas
A rede encerrou o ano com 1.689 lojas, totalizando 50 aberturas e 10 fechamentos. Entre outubro e dezembro, foram 23 inaugurações. "Nos últimos 5 anos, ampliamos nosso portfólio de lojas em 53%, combinando um bem-sucedido ciclo de expansão orgânica e inorgânica com a aquisição da Extrafarma, nos posicionando como um dos principais veículos de consolidação do varejo farmacêutico", ressalta a companhia.
Desempenho em vendas
As vendas totais aumentaram 18,3% em 2025, alavancado pelo crescimento mesmas lojas de 17,9% no ano, número que representa um recorde histórico da varejista. No quarto trimestre, o crescimento mesmas lojas foi de 18,3%, acelerando em relação ao trimestres anteriores. O desempenho é reflexo de um conjunto de iniciativas: execução do plano estratégico focado no Cliente de Cuidado Contínuo; ganho de share em categorias de alto valor e recorrência, como análogos de GLP-1; melhorias na operação de loja, como execução de ações promocionais e atendimento aos clientes; e aceleração dos canais digitais.
Planos para 2026
Neste ano, uma das prioridades da Pague Menos será otimizar a malha logística. "Dedicaremos quase um terço do capex para a abertura de um novo Centro de Distribuição (PB), implementação de um novo sistema de WMS e melhoria na estrutura das operações logísticas", antecipa o CEO Jonas Marques. Outros focos são a melhoria contínua do aplicativo e a ampliação da oferta de serviços de saúde nas farmácias. "Para 2026, seguimos focado em ganho de eficiência e no fortalecimento estrutural da companhia, com ações orientadas pela criação de valor no longo prazo", complementa Marques.
