GPA fecha 2024 com 60 novas lojas; Minuto Pão de Açúcar é destaque em expansão
No ano passado, a companhia abriu 60 lojas, sendo 59 no formato de proximidade, que incluem 34 Minuto Pão de Açúcar, 21 Mini Extra e 4 Pão de Açúcar Fresh; além de um supermercado Pão de Açúcar. Considerando apenas o quarto trimestre, foram 29 novas unidades de proximidade: 14 Minuto Pão de Açúcar, 12 Mini Extra e 3 Pão de Açúcar Fresh. “O foco da nossa expansão de lojas é o formato de proximidade premium, com a bandeira Minuto Pão de Açúcar. Esta bandeira já possui formato maduro, escalável e com maior potencial de capilaridade, prevendo o adensamento e verticalização da cidade e região metropolitana de São Paulo”, afirma o GPA. Também foram realizados 6 fechamentos no quarto trimestre, sendo 3 de proximidade e 3 da bandeira Pão de Açúcar. O grupo afirma que a decisão está “em linha com o processo de ajuste do parque de lojas diante da avaliação da performance das lojas, condições do mercado competitivo e movimentações do restante do parque”. Ao todo, são 726 operações.
Avanço no e-commerce
Entre outubro e dezembro, a receita de e-commerce cresceu 16,2%, enquanto no acumulado de 2024 houve um aumento de 18% em relação a 2023, totalizando R$ 2,2 bilhões em vendas. Além disso, a penetração do canal digital no total das vendas alimentares atingiu 12,2% no quarto trimestre, um avanço de 0,8 p.p. em comparação ao ano anterior. Segundo o grupo, o trimestre foi marcado pela Black Friday, que vem ganhando cada vez mais relevância no calendário do varejo de alimentos. “O desempenho do e-commerce durante a Black Friday merece destaque especial: alcançamos nosso recorde histórico de vendas em um único dia, registrando um crescimento de 18% em relação a 2023, com melhora na margem.”
Desempenho de vendas
As vendas da companhia totalizaram R$ 5,6 bilhões no quarto trimestre, aumento de 6,3%. O formato proximidade segue em destaque, com alta de 14,4%. No Pão de Açúcar, as vendas mesmas lojas cresceram 10,2%, impulsionadas pelo volume de vendas combinado com o incremento do ticket médio, especialmente nas categorias de perecíveis, que tiveram maior impacto da inflação no período. Já no Extra Mercado, o crescimento de vendas mesmas lojas atingiu 10,3%, registrando, mais uma vez, o maior avanço da série histórica iniciada em 2022. Esse desempenho reflete o aumento do volume de vendas, com destaque para mercearia.