Com aquisição, GTOP unifica operação de bandeiras de varejo e atacarejo
O GTOP, grupo catarinense controlador da Rede TOP Supermercados e do Preceiro Atacadista, adquiriu 100% das lojas anteriormente operadas individualmente pelas famílias acionistas. O movimento encerra o modelo associativo praticado desde a fundação da rede, em 1997. Com a conclusão da aquisição em julho de 2024 e a implementação prevista para setembro, o GTOP consolida a operação sob uma gestão unificada e projeta superar o faturamento de R$ 1 bilhão em 2024. “Deixamos de ser uma rede associativa e passamos a atuar como um grupo empresarial consolidado. Isso nos permite maior eficiência na gestão, padronização de processos e alinhamento estratégico claro para a expansão em novos mercados”, afirma Paulo Cesar Lopes, CEO e um dos sócios do grupo.
Estrutura
O grupo empresarial será controlado por quatro holdings familiares, com uma nova estrutura de governança. Houve a criação de um conselho de administração com representantes das famílias acionistas e três conselheiros independentes, que serão anunciados até o final do ano.
Expansão
Nos últimos meses, o GTOP destinou R$ 50 milhões à modernização e inauguração de unidades. Entre supermercados e atacarejos, o grupo opera 27 lojas e está focado em expandir a presença em novas regiões, além de investir na otimização das operações. “Nosso objetivo é claro: consolidar o GTOP como a principal rede supermercadista de Santa Catarina”, finaliza Lopes.