Asserj expande projeto de capacitação para o setor supermercadista
Em 2025, um dos focos da Associação dos Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj) será ampliar a Escola Asserj, que atua como parceira dos supermercadistas associados oferecendo capacitação, formação e aprimoramento dos seus colaboradores. “Vamos focar no projeto e trazer ainda mais robustez, visando expandir tanto os temas abordados, quanto os modelos de ensino”, antecipa Fábio Queiróz, presidente da associação, em entrevista exclusiva ao Jornal Giro News. Todos os cursos são gratuitos e alguns deles são abertos para o público geral, visando atender quem deseja se inserir no mercado supermercadista.
Leque de cursos
No ano passado, os treinamentos alcançaram 99% de participação. Com níveis livres e técnicos, a iniciativa oferece cursos como: Como encantar seus clientes, Capacitação em defesa do consumidor e práticas de fiscalização, Como definir estratégias para as categorias de produtos, Busca pela eficiência operacional, Destaque-se com FLV e Sommelier de adega: noções básicas de estudo do vinho para supermercados. “Dentre os mais procurados, destaque para os cursos de ‘Higiene e manipulação de alimentos’, ‘Boas práticas de produção no açougue’ e ‘Panificação’.”
Adesão crescente
Em 2024, foram mais de 2 mil inscritos e 1.441 participantes efetivos. “Dessas participações, muitas representaram dezenas de colaboradores que assistiram às aulas, via Zoom, em auditórios das filiais de supermercados. O que significa uma audiência ainda maior”, ressalta o presidente. A Escola Asserj foi criada em 2015, com o objetivo de garantir que os associados tenham uma equipe preparada para oferecer os melhores serviços aos clientes. Segundo a entidade, também são realizadas palestras sobre segurança alimentar e rotulagem em parceria com o Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e Inspeção Agropecuária (IVISA-Rio).