Pular para o conteúdo
Imagem destaque: PDV Competitivo: Final do ano pede estratégias focadas para o período
Crédito: Divulgação / Bettanin

PDV Competitivo: Final do ano pede estratégias focadas para o período

*Por Cristiane Silveira, gerente de trade marketing da Bettanin

 

 Segundo dados da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), as vendas nos supermercados cresceram 3,09% em 2023 em relação a 2022, e o mês de dezembro registrou um aumento de 10,73% em comparação com o ano anterior. Os dados são o reflexo do aumento de fluxo de clientes que o final do ano traz para o comércio. E no período mais disputado do varejo, criar estratégias que vão além da estética natalina é fundamental para captar a atenção do cliente perante tamanha concorrência.

 

 Com base nesse contexto, vale a pena explorar maneiras de aproveitar o fluxo ampliado de consumidores que buscam por novidades, praticidade e, claro, uma experiência de compra que os conecte emocionalmente ao clima das festas. E aqui, não estamos apenas falando de produtos tradicionais de fim de ano, como panetones e itens para ceias. Há espaço para marcas de outros segmentos que, com a abordagem certa, podem se beneficiar do momento e fazer parte das celebrações, mesmo que indiretamente.


 Para isso, destaco três ações indispensáveis que vão guiar as tomadas de decisões para a construção de um PDV mais assertivo: experiência, cross merchandising e criatividade.

 

1. Criando Experiências Temáticas

 Para se diferenciar em meio à concorrência, oferecer uma experiência no ponto de venda é essencial. No fim do ano, consumidores estão mais emotivos e procuram por uma conexão com o que compram.


 Para produtos voltados aos cuidados para casa, por exemplo, uma estratégia é trabalhar o apelo emocional e conectá-los com o desejo de manter a casa impecável para as celebrações. Montar um ambiente que inspire o cliente a imaginar seu lar pronto para receber visitas é uma maneira eficiente de transformar uma vassoura ou esponja em parte da magia do fim de ano.

 

2. Apostando no Cross Merchandising

 Outro ponto que trago como essencial é o cross merchandising — uma prática que combina produtos complementares para otimizar a experiência de compra e aumentar o ticket médio. Para o fim de ano, essa abordagem pode ser bem aproveitada, já que os consumidores estão em busca de soluções práticas e integradas. Imagine encontrar em um só display panos, sacos para lixo e pás, todos prontos para preparar a casa para o Natal? Essa combinação não apenas facilita a escolha, mas cria um cenário que valoriza a compra conjunta.

 

3. Usando a Criatividade para Atender às Expectativas

 O fim do ano é também uma época de reflexão, em que as pessoas revisitam suas metas e criam novos propósitos. As marcas, nesse sentido, podem aproveitar para alinhar seus produtos ao desejo de mudança dos consumidores. Produtos de limpeza, por exemplo, podem ser promovidos com a ideia de que um ambiente limpo e organizado proporciona mais tempo para momentos de lazer e bem-estar. Aqui, a criatividade é o limite!

 

 No final das contas, a mensagem que fica é clara: com planejamento e visão, é possível transformar o PDV em um espaço que vai além da venda, ele pode ser um espaço para oferecer momentos de inspiração e conexão entre marca e consumidor. 

04/11/2024

Compartilhar

Notícias em destaque