Mais do que promoção: Black Friday é a oportunidade para se sobressair à concorrência
*Por Cristiane Rufeisen, coordenadora executiva da Paprika Filmes
Se você é varejista, a Black Friday deve se destacar no seu calendário de ações promocionais. De acordo com levantamento realizado pela Dito em parceria com o Opinion Box, na última Black Friday 12% das compras foram realizadas nos supermercados. Neste ano, a previsão é de 19%. Ou seja, os consumidores anseiam pela chegada de novembro para, de fato, abrir o bolso em busca de promoções.
A Black Friday, que foi importada dos Estados Unidos e incorporada em 2010 no Brasil, é uma ótima opção para as empresas reforçarem seu posicionamento de marca perante o público e, claro, se diferenciarem da concorrência. E esse período é especialmente importante para os varejistas, que esperam aumento no faturamento em comparação a 2023, ano em que o setor registrou a maior venda em unidades da história.
Uma pesquisa feita pela Offerwise, a pedido do Google, mostrou que 65% dos respondentes consideraram as ofertas da última Black Friday “mais ou menos iguais”. Com esta percepção do consumidor, o varejo precisa inovar e conhecer cada vez mais seu cliente em potencial para garantir a conversão desejada em vendas. A mesma pesquisa identificou que, em julho de 2023, 66% dos consumidores declararam intenção de compra durante a Black Friday. No entanto, apenas 54% a efetivaram e, deste grupo, 40% comprou menos do que esperava. Com base nestes dados, as varejistas precisam ir além do que já é praticado durante esse período.
As Lojas CEM, por exemplo, criou a campanha Black Cem, filme de animação produzido pela Paprika Filmes que mostra seus diferenciais em relação aos seus concorrentes e será exibido durante todo o mês de novembro em todas as mídias, além de filmes de promoção com seus “vendedores” para as redes sociais, estratégia que aproxima a marca de seus clientes, fortalecendo o resultado em vendas.
Planejar com antecedência é um dos grandes diferenciais desta ação cada vez mais esperada pelo consumidor. Antecipar negociação com fornecedores, definir estratégias para aquecimento da campanha, explorar os canais digitais e estudar o perfil de compra do público alvo são ferramentas que ajudam na decisão de compra. Um dos principais eventos para o setor do varejo está chegando! Não existem dúvidas de que o consumidor gastará com as compras.