Pular para o conteúdo
Imagem em destaque

Cresce o número de abertura de empresas no primeiro mês de 2023

Novas Empresas no Brasil

O Brasil é famoso por sua burocracia praticamente infinita, principalmente quando falamos de abertura de empresas. Porém recentemente tivemos uma diminuição drástica no tempo que se leva para abrir um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), o que permitiu que mais pessoas tivessem acesso a esse serviço de forma eficiente.

Isso se refletiu diretamente nos números de abertura de empresas dentro do território nacional. Foi o que mostrou o Mapa de Empresas publicado em 2023, fornecido pelo Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI) e pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

O que diz a pesquisa?

A pesquisa publicada pelo Mapa de Empresas registrou que o Brasil abriu 357.937 empresas somente em janeiro de 2023. Isso representa uma alta de 3,9%, em relação ao mesmo período de 2022, onde foi registrado a criação de 344.368 novos negócios.

Além disso, os números também simbolizam uma alta de 68,4%, em relação a dezembro de 2022, quando foram registradas 212.552 novos empreendimentos.

Balanço nacional
Dos 27 estados do Brasil, 21 apresentaram um aumento significativo no número de novos empreendimentos, em relação ao mesmo período de pesquisa em 2022. Somente os estados do Acre, Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Pará e Sergipe que apresentaram sinais de retração quanto ao número de novos negócios.

Estados que mais abriram empresas

São Paulo foi o estado com o maior número de empresas abertas. Foram 100.373 novos registros no mês de janeiro de 2023, o que representa um crescimento de 1,8%, em relação ao mesmo período do ano anterior.

Logo em seguida vem Minas Gerais, com 39.923 novos empreendimentos. Apesar de ser um número extremamente menor do que São Paulo, ainda significa uma alta de 6,2% do número registrado no mesmo período de 2022.

Em terceiro lugar, mas não menos importante, vem o Rio de Janeiro, com 31.891 negócios sendo abertos. Isso significa uma elevação de 3,7%, em relação a janeiro de 2022.

Tipos de negócios mais abertos

As atividades econômicas que tiveram mais negócios abertos em janeiro de 2023 foram as áreas de vendas, com 17.708 novas empresas; comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, com 15.964 novos empreendimentos; e preparação documental e serviços especializados de apoio administrativo não especificado anteriormente, com 13.760 aberturas de CNPJ.

Por último, mas não menos importante, cabeleireiro, manicure e pedicure, com 13.720 empresas; e alvenaria, com 10.672 novos negócios envolvendo obras de alvenaria.

Por que esses números?

A burocracia para realizar a abertura de empresas sempre foi um grande problema para os empreendedores brasileiros. Porém, neste ano, foi alcançado um tempo recorde de somente 22 horas para abertura de empresas.

Apesar de parecer pouco, se compararmos com dezembro de 2022, somente um mês antes, se levava 2 dias e 7 horas para se abrir uma empresa. Isso significa uma queda de 60% no tempo entre os dois períodos.

Esse crescimento na abertura de novas empresas pode estar atrelado a condições cada vez mais precárias de trabalho, onde as pessoas estão optando pelo empreendedorismo como uma forma mais saudável de renda pessoal.

Porém ainda existem pessoas que veem em algumas áreas em constante crescimento, como a tradução técnica, uma forma mais inteligente de ganhar dinheiro, e, para isso, estão optando por empreender nesta área para conseguir um futuro melhor.

27/06/2023
Tags: Tags:, ,

Compartilhar

Notícias em destaque