Pular para o conteúdo
Imagem em destaque

Mercado de franquias cresce 11,4% no 3º trimestre

Destaque para Food Service

O setor de franquias manteve a curva de crescimento e registrou alta de 11,4% em faturamento no terceiro trimestre de 2023. O faturamento passou de R$ 56,256 bilhões para R$ 62,676 bilhões nesse período, comparado aos mesmos meses de 2022. Esses são dados da Pesquisa Trimestral de Desempenho realizada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising). O estudo ainda revela que o desempenho das redes de franquias se deve, principalmente, aos aprendizados obtidos nos últimos anos, ao avanço da digitalização, à omnicanalidade e à adoção de novos formatos.

"Os resultados desse terceiro trimestre corroboram que o setor superou a fase de recuperação mais aguda pós-pandemia e agora foca na expansão efetiva de seus negócios. Mas agora as regras são outras: vendas híbridas, uso mais intensivo de tecnologia, atenção a novos mercados e até operações de fusões e aquisições", comenta Tom Moreira Leite, presidente da ABF.

Segmentos em Destaque
Dentre os meses de julho a setembro, todos os segmentos cresceram, porém, o destaque vai para o setor de Alimentação - Food Service, que registrou alta de 17,5% na receita. Em segundo lugar está o setor de Saúde, Beleza e Bem-estar, com alta de 13,7% na receita. Em seguida, o segmento de Entretenimento e Lazer apresentou o terceiro melhor desempenho, com um índice de crescimento de 12,4%. Alimentação - Comercialização e Distribuição - que inclui supermercados, chocolaterias e lojas de conveniência - ficou em quarto lugar, com 11,8% de alta. E fechando o top 5, Serviços e Outros Negócios, que também registrou crescimento de 11,8% no período.


29/11/2023

Compartilhar

Notícias em destaque