Pular para o conteúdo
Exclusivo GiroNews
Imagem em destaque

Soluções de Conveniência no Varejo Farmacêutico

Farmácia em Transformação

Destaque Soluções de Conveniência no Varejo Farmacêutico
Destaque Soluções de Conveniência no Varejo Farmacêutico

As farmácias consolidam um novo formato de atendimento, para melhorar os serviços prestados ao consumidor. Através de soluções digitais e serviços farmacêuticos, as redes buscam integrar o sistema de saúde e fidelizar clientes. "As farmácias descobriram que podem fazer com que o paciente, principalmente o que tem doenças crônicas, tenha maior adesão ao tratamento. Por isso, temos investido em salas de assistência com programas direcionados a esse público", revela Sérgio Mena Barreto, presidente da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), em entrevista exclusiva ao Jornal Giro News. "A farmácia vai cada vez mais se transformar em um local de conveniência", complementa.

Omnicanalidade nas Farmácias
Segundo o dirigente, a tendência do setor continua sendo a transformação digital. "Hoje, o consumidor faz tudo com o celular na mão. No entanto, os nossos negócios ainda são mais analógicos do que digitais. Então as farmácias estão investindo em novos aplicativos, conexão dos aplicativos do paciente com as plataformas das redes, desenvolvimento de histórico do cliente, ofertas personalizadas e compra em casa e retirada na loja", explica Mena Barreto. As redes da Associação buscam se inspirar em cases de novos serviços, como China, onde os consumidores falam com o médico por telefone direto das lojas, e Israel, em que as farmácias utilizam o histórico médico dos pacientes.

O Próximo Passo é Gamificação
Além de plataformas para compras, os varejistas farmacêuticos desenvolvem aplicativos com mais funcionalidades, como cadastro de exames e medicamentos utilizados, lembretes para o uso de remédios, envio de receitas escaneadas para as farmácias e aviso do término dos medicamentos comprados. "A próxima etapa dessa jornada seria a gamificação, ou seja, o consumidor aprender tudo sobre sua doença através de uma interação mais lúdica e receber dicas de como melhorar o seu tratamento", conclui o presidente. A Abrafarma projeta fechar 2019 com alta de 11% em faturamento e 3 mil espaços para serviços farmacêuticos. Para 2020, a expectativa é abrir 400 lojas e chegar a 3.500 salas.

12/09/2019

Compartilhar

Escrito por Bruna

Notícias em destaque