Frescor no atacarejo é a aposta da rede UniSuper para sua nova bandeira
Depois de enfrentar as dificuldades causadas pelas tragédias climáticas, a rede UniSuper revisita seus projetos e abre sua primeira unidade no formato atacarejo, o Uniatacadista. Idealizada para estar próxima dos consumidores, a loja foi inaugurada há 30 dias no prédio da primeira unidade UniSuper, localizada no bairro Rio Branco, em Canoas, município do Rio Grande do Sul. “O local acomodava a nossa loja número 1, uma loja de bairro que já existia há 34 anos, e tem um grande volume de clientes. E como foi uma das unidades atingidas, surgiu a oportunidade de transformá-la”, comenta Sandro Formenton, CEO da Rede UniSuper, em entrevista exclusiva para o Jornal Giro News. O executivo ainda conta que os diferenciais do Uniatacadista são o autosserviço e o frescor dos alimentos perecíveis, como exemplo as carnes do açougue, que são embaladas à vácuo e manipuladas no local.
Abordagem para B2B
O Uniatacadista permitirá ao grupo trabalhar com transformadores e revendedores, um público que não tinha a oportunidade de atender nos supermercados. Vendo a necessidade de captar mais empresas e mostrar que os preços estão competindo com a concorrência, Formenton comenta que uma das ferramentas implementadas no atacarejo é o televendas. “A gente faz o cadastro daquele cliente que vem nos visitar pela primeira vez e quando vemos que ele é transformador, a gente o chama para o televendas. Esse setor terá um atendimento diferenciado, porque muitas vezes o cliente não tem tempo de ir às compras, então, ele manda o pedido para nós, separamos, e ele só vem buscar”, explica o CEO.
O atacadista também utiliza do CRM para liberar ofertas semanais para os clientes que possuem o clube da rede. “A gente vem fazendo um CRM que gera informação e monitoramos o cliente através do consumo. Estamos muito perto e, através do nosso clube de vantagem, conseguimos conversar com o cliente pelo WhatsApp, pelo CRM ou pelo panfleto físico nos bairros”, afirma Sandro.
Expansão
O plano de expansão da Rede UniSuper ainda está em processo de reformulação, depois de as enchentes que devastaram cidades do Rio Grande do Sul em maio de 2024. Ao todo, a empresa teve nove lojas afetadas, das quais sete em Canoas (RS) e mais duas em Porto Alegre (RS), além de todo o centro de logística e administrativo que foram 100% prejudicados. Das nove lojas atingidas, oito já foram reabertas, e a próxima unidade que voltará a operar será transformada na bandeira Uniatacadista. “Serão duas lojas do Uniatacadista na cidade de Canoas. Essa nova unidade será em um bairro ainda mais populoso, em Mathias Velho, e a inauguração está prevista para a primeira quinzena de março”, revela Formenton. O CEO ainda adianta que, possivelmente, serão transformadas mais duas unidades do UniSuper na bandeira atacadista, mas não haverá expansão de novas lojas para 2025.
