Carrefour estreia Atacadão na Europa
Hoje (20), a cidade de Aulnay-sous-Bois recebe a primeira loja do Atacadão na França. A unidade conta com área de vendas de 10 mil m², com 13 mil itens, e segue o mesmo nome e modelo da operação no mercado brasileiro, atendendo consumidores finais e empreendedores. “Cerca de 70% dos nossos produtos alimentares serão de marcas francesas, incluindo produtos Carrefour e gamas de agricultura biológica”, afirma Alexandre Bompard, CEO global do grupo. Segundo o executivo, o Atacadão leva uma experiência de compra “inédita” à região, incluindo hortifruti, padaria e açougue.
Estratégia de crescimento
No Brasil, a bandeira ultrapassou 370 lojas nesta semana. "Entre os principais indicadores para o crescimento do formato, podemos destacar a possibilidade de atender duas frentes de mercado - B2B e B2C - e até mesmo o investimento em serviços mais focados neste último público, como os serviços de padaria, açougue e frios fatiados e caixas de autoatendimento", destaca Stephane Maquaire, CEO do Grupo Carrefour Brasil.
Mudança de cidade
Em 2022, a companhia anunciou que a inauguração da primeira unidade do atacarejo na França aconteceria no ano passado. Inicialmente, a cidade escolhida foi Sevran, porém a rejeição política e dos moradores à mudança de um supermercado Carrefour para Atacadão fez com que o grupo buscasse uma nova localidade. O modelo será testado durante um prazo de até 8 meses, antes de a companhia considerar abrir outras lojas na França. O Atacadão já está presente no Marrocos com 15 unidades por meio do modelo de franquia, em uma parceria com o Grupo LabelVie, que também atua na gestão dessa primeira loja na Europa.