Pular para o conteúdo
Imagem destaque: Fecomércio MG aponta um cenário crescente para o e-commerce mineiro
Imagem de rawpixel.com no Freepik

Fecomércio MG aponta um cenário crescente para o e-commerce mineiro

 Mais da metade das empresas mineiras (62,5%) já possuem presença online e, desse total, 45,4% realizam vendas pela internet. Esses são dados do levantamento produzido pela Fecomércio MG, que mostra que a maioria das empresas mineiras com presença online (63%) já trabalham com e-commerce há pelo menos 3 anos e, das empresas pesquisadas que não possuem presença online (37,5%), 8,3% pretendem iniciar as vendas virtuais nos próximos 12 meses. Apesar dos avanços, alguns desafios se destacam neste processo de expansão das vendas on-line do comércio, como a falta de mão de obra especializada (18,5%) e gestão de estoque (13,4%).

 

Ferramenta de Vendas 

  Entre as empresas que vendem pela internet, o WhatsApp Business se consolidou como a principal ferramenta, com 32,7% das empresas o utilizando para fechar negócios e receber pagamentos. No entanto, o uso das redes sociais também é expressivo, com o Instagram se destacando como a plataforma mais utilizada entre as empresas que realizam vendas pelas redes sociais (100%), seguida do Facebook (41,0%) e do Messenger (3,3%).


 A pesquisa ainda revelou que das empresas com presença on-line, 21,8% vendem por marketplace - o que representa um aumento de 6,1% entre 2023 e 2024. Destas, 50% estão no Mercado Livre, seguido pelo iFood e Magazine Luiza (ambos com 15,4%). Apenas 37% das empresas possuem site próprio, sendo que 77,3% destas vendem por meio desta plataforma. A maioria das empresas que possuem loja física e que vendem online (66,4%) oferecem serviços como retirada de produtos na loja e troca de produtos adquiridos pela internet. 

04/09/2024

Compartilhar

Notícias em destaque