Pular para o conteúdo
Exclusivo GiroNews
Imagem em destaque

Soluções para experiência na jornada de compra online crescem 80%

E-commerce Navega com Mudanças

O e-commerce segue em crescimento no Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o varejo eletrônico faturou R$ 73,5 bilhões no primeiro semestre de 2022, o que corresponde a uma alta de 5% em relação ao mesmo período do ano passado. Paralelamente com o aumento das vendas, há também uma mudança de perfil dos clientes neste setor, é o que diz Erick Buzzi, Vice-Presidente Sênior de Vendas, Marketing e Alianças da Vtex Brasil, com exclusividade para o Jornal Giro News."Ele está cada vez mais exigente, principalmente no que diz respeito à personalização da jornada de compra. Os diferentes formatos e tecnologias para o varejo se tornaram diferenciais de mercado, e o comércio omnichannel, com diferentes canais de vendas integrados, é uma urgência para os negócios que ainda não são adeptos à modalidade."

Oportunidades no E-commerce
Buzzi afirma que, nos últimos meses, houve uma crescente demanda por soluções que proporcionam mais experiência para o consumidor. Entre elas, estão o Live Shopping, as vendas por Whatsapp e ativações dentro das lojas físicas. "A possibilidade de transmitir dentro da sua própria loja virtual uma sessão de Live Shopping, com os mesmos produtos que estão nos canais físicos e também um atendimento personalizado através de mensagens, é um dos pedidos mais frequentes das empresas. Neste último trimestre, tivemos um aumento de 80% nos eventos de Live Shopping."

Marketplace: Expansão da Presença Digital

Presente no marketplace, uma empresa pode expandir a sua presença digital e estar em lugares que são mais procurados pelos clientes. "Há empresas que aumentaram em mais de cinco vezes seu GMV (Volume Bruto de Mercadorias) após implementar o marketplace da Vtex. Este é o caso do banco Inter: o Inter Shop transacionou, só no segundo trimestre de 2021, R$ 774 milhões. O valor representa um crescimento de 531% em relação ao mesmo período do ano anterior", exemplifica o VP.No entanto, algumas empresas encontram barreiras nestes ambientes. "Apesar do cenário positivo, ainda há e-commerces que têm seus processos fragmentados com mais de um servidor para diferentes soluções, o que pode impactar na experiência do seller e do consumidor final."

Texto: Mauro Balhessa

29/08/2022

Compartilhar

Notícias em destaque