Pular para o conteúdo
Imagem em destaque

As novas demandas dos consumidores no online

Crescimento Exponencial do E-commerce

Além de alavancar o número de vendedores no canal online, o crescimento do e-commerce nos últimos anos também modificou o comportamento dos shoppers. Neste ano, a quantidade total de lojas online no Brasil bateu um recorde, chegando a 1,6 milhão, aumento de 6,19% em relação ao ano anterior. Foi o que revelou a 8ª edição da pesquisa "Perfil do E-Commerce Brasileiro", feita pela BigDataCorp, em parceria com o PayPal. Sendo assim, os consumidores também se tornaram mais exigentes. "O mundo online, hoje, nos dá a possibilidade de processar grandes volumes de dados em tempo real para obter informações. Isso significa que é possível entender as necessidades e desejos dos consumidores quase que no momento em que eles os expressam, o que dá uma grande vantagem na hora de pensar em quais produtos vender e como oferecê-los, sem perder tempo e dinheiro", afirma Juliana Vital, Chief Revenue Officer da Nubimetrics, especializada em análise preditiva e big data para e-commerces.

Análise de Palavras-Chave
Indo muito além de um serviço de compras online, o e-commerce fornece uma série de dados de consumo para as empresas. Segundo Juliana, para que a estratégia seja assertiva, é necessário se atentar às palavras-chave usadas pelos shoppers. "Ao conhecer e analisar as palavras-chave que os consumidores utilizam e seu volume de buscas, saberemos quais são suas necessidades e como devemos interpretá-las. Sendo este último, um ponto muito importante, pois algumas vezes os internautas podem pesquisar por um produto usando termos semelhantes, com ou sem erros ortográficos, mas que acabam sendo palavras-chaves com um grande volume de buscas."

Antecipação de Tendências
Na visão da executiva, as tendências de consumo estão relacionadas às palavras-chave e são resultado de fatores diversos que influenciam o comportamento dos consumidores. "Estar atento e acompanhar debates nas redes sociais, portais de notícias e blogs tornou-se um exercício importante para quem vende online, já que essa prática nos permite compreender os interesses e necessidades que desafiam os consumidores", destaca. As empresas devem, ainda, analisar os produtos mais vendidos em cada categoria e compará-los com as palavras-chave mais pesquisadas. "Por meio dessas informações também é possível conhecer as características das decisões dos consumidores e quais detalhes eles escolhem em detrimento de outros ao confirmar a compra", finaliza.

03/11/2022

Compartilhar

Notícias em destaque