Grupo Cencosud perde o fundador Horst Paulmann
A Cencosud comunicou ao mercado o falecimento, ontem (11), de Horst Paulmann Kemna, fundador e presidente honorário do grupo. Nascido em 1935 em Kassel, na Alemanha, o empresário somava mais de 60 anos de trajetória profissional. Em 1962, Horst abriu o “Las Brisas”, primeiro supermercado da cidade de Temuco, no Chile. Já em 1976, inaugurou o primeiro hipermercado Jumbo em Santiago, com 4 mil metros quadrados - a maior loja do Chile na época. Com o êxito do Jumbo, ele fundou a Cencosud S.A., empresa que se converteria posteriormente na maior holding de varejo do país.
Internacionalização
Em 1982, o grupo deu início a um processo de internacionalização, escolhendo a Argentina como primeiro destino e chegando ao Brasil em 2007, através da compra da bandeira GBarbosa. Posteriormente, a companhia avançou no mercado brasileiro com a aquisição do Bretas, Prezunic, Perini, Mercantil Atacado e Giga Atacado. A expansão internacional também incluiu Peru, Colômbia e Estados Unidos.
Legado
Horst Paulmann foi presidente da Cencosud até 2021. “Sua visão e liderança deixam uma marca indelével no país e em milhares de colaboradores, destacando sua paixão e dedicação por entregar um serviço de excelência e qualidade aos clientes e à geração de empregos, transformando a indústria de supermercados, shopping centers e do varejo na América Latina”, afirma a Cencosud.