Pular para o conteúdo
Exclusivo GiroNews
Imagem destaque: Cacau Show projeta alta de 15% em volume para a Páscoa
Crédito: Divulgação / Cacau Show

Cacau Show projeta alta de 15% em volume para a Páscoa

 A varejista, que conta com 4,7 mil lojas no Brasil, anunciou suas novidades para o período mais importante do ano da categoria de chocolates. A Cacau Show espera crescer 38% no faturamento da sazonalidade e fabricar 22,6 milhões de unidades de ovos de Páscoa – um total de 6,7 mil toneladas de chocolates, que corresponde a um crescimento de 15,5%, se comparado com o ano passado. Em entrevista ao Jornal Giro News, o vice-presidente de negócios da Cacau Show, Daniel Roque, falou sobre os desafios que a categoria tem enfrentado e como a indústria tem se adaptado para garantir vendas e preços acessíveis aos consumidores em meio a um ambiente inflacionário no setor.


Inflação do Cacau 

  Em função das questões climáticas, o cacau teve alta acumulada de 11,99% no ano de 2024, segundo o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), impactando o valor dos chocolates em barra e bombons no Brasil. “O cacau subiu muito desde o começo do ano passado até agora, e chegou a bater 5 vezes mais. A gente sempre teve um preço super competitivo e, para não repassar todo esse impacto, a gente trabalhou aqui dentro para eficiência, com ajustes na questão das embalagens e na linha de produção. No segundo aspecto, o franqueado sabe do momento, então a gente está trabalhando mais justo. E, em terceiro, fizemos um repasse para o consumidor. O objetivo era buscar soluções para que o cenário não ficasse pesado para ninguém e para manter essa competitividade e o acesso para o consumidor não ficar prejudicado”, explica Daniel Roque.


Adaptações do Setor

 Segundo o vice-presidente de negócios, não houve mudança significativa no comportamento do consumidor diante da alta dos chocolates, mas foi observada, em um período do ano, uma redução na cesta de compra. “Os clientes iam às lojas e compravam 6 itens, agora eles compram de 5,5 a 5,6 em média. E o que a gente fez para remediar isso foi mostrar para os consumidores as opções de produtos a partir de R$ 9,99, para eles não se restringirem, pois vão encontrar nas lojas produtos com apelo para lembranças, presentes e presentões. E agora estamos vendo uma recuperação, até porque as marcas estão começando a se adequar, principalmente com o lançamento de produtos que não são 100% com chocolate: a gente tem os biscoitos, os nuts, tem sorvete e o café. Dentro da loja tem opções e as pessoas começam a ajustar essa frequência e a ocasião de consumo”, comenta.


Lançamentos

 Para a Páscoa deste ano, a Cacau Show traz em seu portfólio 78 itens, desde os ovos Dreams, a linha LaNut com foco no sabor pistache, a marca mãe LaCreme com chocolate gold caramelizado, passando pela linha infantil e as marcas licenciadas. “Para essa campanha, a gente trouxe lançamentos dos nossos ovos mais desejados, buscando um diferencial e descolando do mercado. Vale destacar que intensificamos a nossa linha infantil, que já representa 40% da campanha, e trazemos o licenciamento com o Bob Esponja. Além das nossas marcas proprietárias, a gente tem o destaque das licenças de NFL, NBA e Bayern Munchen”, diz Lilian Nobre Bergami, diretora de marketing da Cacau Show, em entrevista para o Jornal Giro News.  


 Neste ano, além das linhas tradicionais, a Cacau Show aposta na suprema indulgência com o lançamento da linha do Chef que traz sabores sofisticados, como o Ovo Duo do Chef recheado com caramelo e noz-pecã caramelizada; e o Ovo do Chef Pistache, recheado com grãos torrados na cobertura e na casca. Ainda, a varejista apostou na linha gifts, que inclui parcerias como Harry Potter, Meninas Superpoderosas, Bob Esponja, Snoopy, Looney Tunes e Garfield, trazendo nostalgia e conexão emocional com o público.

ImagemImagemImagem
Crédito: Lailson Santos / Cacau Show
06/02/2025

Compartilhar

Escrito por Thalita Sollazzo

Notícias em destaque