McDonald’s lidera ranking de marcas de fast food mais consumidas do Brasil
O McDonald’s lidera entre as marcas de fast food mais consumidas do Brasil, alcançando 76,4 milhões de pontos de contato na métrica CRP (Consumer Reach Points). Em seguida, aparecem Burger King (68,5M CRP), Pizza Hut (26,3M CRP), Habib’s (19,8M CRP) e Giraffas (16,5M CRP). Esses são dados do estudo Worldpanel, desenvolvido pela Kantar. O CRP é uma métrica que combina o número de lares que consomem uma marca e a frequência com que esse consumo ocorre. Além da liderança, o McDonald’s também se destaca pela forte presença nos principais canais de venda – consumo no ponto de venda, e-commerce e drive-thru –, registrando crescimento em todos.
Expansão na Base de Clientes
Por sua vez, o Burger King foi a rede que mais conquistou compradores entre 2023 e 2024, com mais de 5 milhões de novos clientes. Outra marca que se destaca é o Cabana Burger, que apresentou o maior crescimento em penetração no período (87,5%), especialmente entre consumidores das classes A e B e na faixa etária de 40 a 49 anos. O China in Box e a Pizza Hut também figuram entre as redes que mais expandiram sua base de clientes, com ganhos de 1,2 milhão e 890 mil novos compradores, respectivamente.
Hábitos do Brasileiros
Observando a preferência de compra, o consumo no próprio ponto de venda responde por 49,3% das ocasiões. O e-commerce vem em segundo lugar, com 29,2%, seguido pelos pedidos via telefone, com 12,4%. O drive-thru, por sua vez, ganha relevância com alta de 0,4 ponto percentual em penetração. Em 2024, o consumo de fast food no Brasil cresceu 16% em número de ocasiões e registrou aumento de 0,3 ponto percentual de novos clientes. 62% dos brasileiros consumiram fast food ao menos uma vez no ano, e o gasto médio anual nesse tipo de estabelecimento foi de R$ 263, com frequência média de cinco visitas por pessoa.