Pular para o conteúdo
Exclusivo GiroNews
Imagem em destaque

Anufood vira Anuga e evento se adapta a tendências do mercado brasileiro

Feira de alimentos renovada

Em sua próxima edição, a feira Anufood será realizada com um novo nome: Anuga Select Brazil. Voltado ao setor de alimentos e bebidas, o evento ocorrerá entre os dias 09 e 11 de abril de 2024, no Distrito Anhembi, em São Paulo (SP). Com exclusividade ao Jornal Giro News, Beni Piatetzky, Managing Director da Koelnmesse, organizadora da feira, revela que o objetivo da mudança é seguir uma estratégia global alinhada à "feira mãe", a Anuga, que acontece na Alemanha. "A feira principal já mantinha esse nome. E agora, que todas as feiras subsidiárias já se tornaram maduras, elas também terão essa referência." Segundo o executivo, o foco continua sendo o mercado brasileiro, apesar da presença de expositores de mais de 20 países.

Estrutura reformulada
Com isso, a estrutura do evento também passou por mudanças, em busca de uma nacionalização. "Diminuímos o número de setores, para que ficassem mais adequados ao mercado brasileiro", complementa Beni. Em 2024, serão sete setores: Dairy (produtos derivados do leite), Fine Food (itens gourmet e delicatéssen), Sweet & Snacks (chocolates, confeitaria, biscoitos e snacks), Organic (alimentos orgânicos), Agrifoods (produtos frescos e matérias-primas), Food Service (culinária, tecnologia, equipamentos e serviços) e Drinks & Hot Beverages (bebidas em geral). Segundo o diretor, no país, são observadas como tendências a busca crescente por saudabilidade e os produtos orgânicos e veganos. "Há uma procura por novas tecnologias e tudo que não só traga saudabilidade, mas também facilite o consumo."

Volta dos eventos presenciais
A última edição da feira antes da pandemia foi realizada em março de 2020. Segundo Beni, após o período em que os eventos presenciais foram suspensos, os negócios têm sido potencializados. "A feira presencial é essencial e esse 'business face to face' não tem como trocar. As atividades digitais funcionaram, mas foram muito aquém do resultado presencial. Então, a Anuga voltou fortalecida", analisa. Com foco no B2B, o público da Anuga é composto por 30% de executivos de food service, 26% de supermercados e varejo em geral e 14% de distribuidores e atacadistas. Os 30% restantes são formados por hotelaria (8%), importadores (7%), refeições coletivas (5%) e outros (10%). Para 2024, a expectativa é crescer 35% em metros quadrados vendidos, ante um avanço de 43% em 2023. "Teremos por volta de 500 expositores e 16 mil visitantes", finaliza o diretor.

06/07/2023

Compartilhar

Notícias em destaque